Seja para mudar o visual, iniciar uma nova fase ou esconder os fios brancos, muitas mulheres e homens recorrem às colorações capilares. É extremamente comum encontrar quem já coloriu os cabelos ao menos uma vez. Mas é preciso ficar de olho nos cuidados necessários ao mudar a cor do cabelo, para que haja um bom resultado, uniforme da raiz às pontas, e para que a cor dure muito mais tempo, com a devida manutenção em casa ou no salão de beleza.

O cabeleireiro e consultor da farmácia digital Netfarma (www.netfarma.com.br), Dari Correa, explica que existem 3 tipos de colorações capilares:

  • Temporária: dura de 3 a 8 lavagens, não tem amônia nem oxidante, dissimula os primeiros fios brancos, mas não tem poder de clareamento, apenas adiciona suaves reflexos de cor contra a luz, e age somente nas cutículas dos fios.
  • Semi/demi-permanente: conhecida como tonalizante, não tem amônia, mas é misturada com um revelador de baixa volumagem, proporcionando clareamento de até um tom em cabelos naturais, e cobrindo os brancos em transparência. Dura de 20 a 28 lavagens.
  • Permanente: contém em sua formulação amônia, agente capaz de dilatar as cutículas, permitindo que os corantes atinjam todas as camadas do cabelo. É misturada com oxidantes de 20, 30 ou 40 volumes, garantindo a cobertura total dos brancos, e/ou permitindo mudanças de cor mais radicais.

Segundo o consultor da Netfarma, após a escolha do produto, é preciso fazer o teste alérgico 48 horas antes de efetuar o uso do produto, seja ele com ou sem amônia. “O agente alérgico da fórmula é principalmente o corante, componente usado em todos os tipos de colorações”, alerta. Dari, que já foi educador técnico de duas famosas multinacionais de colorações capilares e conhece a fundo como as colorações agem no cabelo, conta que o número de pessoas alérgicas aos componentes das colorações é pequeno, mas isso não dispensa o teste. “Mesmo para as pessoas que já fazem uso de produtos que colorem os fios. Vale lembrar que qualquer substância pode desencadear uma alergia.”

O passo seguinte, caso não tenha apresentado nenhum tipo de reação ao produto, é o teste de mechas, ou seja, aplicar um pouco do produto numa mecha fina de cabelo da nuca, para avaliar se a cor escolhida contemplará o resultado desejado. “O procedimento é indicado para determinar as condições dos fios para receber o produto e também evitar cores indesejáveis, ressecamento dos fios, bem como seu rompimento”, explica.

A seguir, Dari Correa esclarece as principais dúvidas sobre as colorações:

Devo ou não lavar o cabelo antes de colorir?
O ideal é que o cabelo esteja não esteja nem muito oleoso e/ou com resíduos. A limpeza deve ser realizada no dia anterior, assim a coloração irá se fixar melhor. No caso das temporárias, os fios devem ser lavados momentos antes de colorir, uma vez que sua fórmula é extrassuave.

Pode colorir os cabelos mesmo estando grávida?
Não é aconselhado o uso de nenhum produto químico como colorações, alisantes ou selagens/progressivas durante nenhum período da gravidez. “Alguns médicos liberam após o terceiro mês, quando a formação do bebê está completa. Aconselhamos sempre consultar o seu médico e mesmo com a liberação dele, caso ainda insista em usar, faça o teste alérgico. Em caso de reações adversas, não use nenhum produto”, alerta.

Qual segredo para prolongar o efeito da tintura?
Alguns dias antes de colorir, faça uma boa nutrição. “Isso permitirá que a cor seja melhor absorvida pelos fios, minimizando as chances de ressecá-los”, conta. No dia da coloração, faça o uso de tratamentos, que além de nutrirem os fios, também ajudam a realizar a neutralização dos resíduos químicos, bem como estabilizar a cor, evitando o desbotamento prematuro. Hidratações semanais em casa ajudam a fechar as cutículas/escamas dos fios, além de realçar o brilho. “Géis, sprays ou pomadas finalizadoras devem ser evitados pois aceleram a perda dos corantes e, consequentemente, do brilho.” Xampus antirresíduos/ limpeza profunda devem ser usados 1 vez por semana em quem faz uso de finalizadores. Para os demais, o uso deve ser moderado. Use e abuse de produtos para cabelos coloridos e, caso tenha fios ressecados ou danificados, alterne a linha de coloridos com a linha antirressecamento.

Como evito a ressecamento do cabelo?
Primeiro, evite lavar os cabelos com água muito quente. Após o xampu, remova o excesso de água suavemente, sem esfregar os fios, com uma toalha seca. “Só depois desse procedimento, aplique o condicionador ou creme, e nunca use-os no couro cabeludo”, lembra Dari. Faça uso de um bom leave-in em creme ou óleo nas pontas antes de desembaraçar os fios e para finalizar os cabelos. Produtos à base de óleos naturais, ceramidas, lipídeos, aminoácidos e/ou proteínas, são excelentes para manter a qualidade e saúde dos fios.

Qual a periodicidade ideal para retocar a tintura?
O prazo mínimo para retocar as raízes crescidas dependerá da cor escolhida. Tons muito mais claros que o tom natural, ou pessoas que têm muitos brancos, deverão retocar com o mínimo de 15 dias. Já cores mais próximas da cor natural aguentam esperar de 30 a 45 dias.

Posso pintar o cabelo mesmo fazendo escova progressiva ou o alisamento clássico?
É preciso ficar atento ao excesso de química nos cabelos. Sempre realizar o teste alérgico, bem como o de mechas, para avaliar se os fios apresentam condições de serem coloridos ou alisados, ou vice-versa. “Cabelos mais grossos são mais resistentes, mas os mais finos podem quebrar se forem coloridos e receberem mais química.”

Amônia resseca ou danifica os fios?
As fórmulas mais modernas levam em sua composição um teor muito reduzido de amônia, vale lembrar que ela não é um vilão, pois sem ela cores mais claras, vibrantes ou cabelos muito brancos não seriam adequadamente coloridos. “Se os cabelos são saudáveis, e não tem outras químicas, geralmente não apresentam ressecamento ou danos após seu uso. Porém o uso ou não, deve ser determinado pelo teste de mechas.”

E lembre-se: para manter os fios saudáveis, o cabelo deve ser hidratado semanalmente! Além disso, o ar-condicionado, agentes ambientais e ferramentas térmicas podem agredir os fios. “Sendo assim, não podemos responsabilizar apenas as colorações pelo ressecamento”, finaliza Dari.

Sobre a Netfarma – Um dos maiores e-commerces de saúde do Brasil, a farmácia 100% digital comercializa todos os medicamentos, dermocosméticos, suplementos alimentares, produtos de saúde, fitness, higiene, perfumaria e beleza, para atender às necessidades do consumidor de qualquer lugar do Brasil. Através do site http://www.netfarma.com.br, do Aplicativo Netfarma Acha ou do call center (11) 4619-8800, é possível comprar remédios e produtos de saúde com segurança, rapidez, facilidade, melhores preços e condições especiais de pagamento. Fundada em 2012, a Netfarma faz entregas expressas para todos os estados brasileiros e prioriza o cuidado e discrição com a entrega. Na #netbox, o pedido fica protegido e chega intacto ao consumidor, que ainda pode receber brindes. A Netfarma conta com o selo Diamante da e-bit, concedido às empresas que demonstram comprometimento com a satisfação do consumidor.

Informações à Imprensa:

Agência Comunicado – http://agcomunicado.com.br/

Previous post

Fundador da rede de Centros de Ensino Fisk, Richard Hugh Fisk recebe prêmio “Personalidade Privada do Franchising” da ABF

Next post

Economista Oswaldo Oliveira apresenta, pela primeira vez em Florianópolis, o  Workshop Empreender$e em rede  

Agência Comunicado

Agência Comunicado

Implementamos comunicação estratégica na Imprensa, Blogosfera e Mídia Social para Empresas de diferentes portes e segmentos. Em um mundo em constante transformação, nossa empresa atua como guardiã da imagem e da reputação de nossos Clientes.

Atuamos especificamente em Assessoria de Imprensa –- na divulgação, agenciamento e monitoramento de notícias, aproximação dos porta-vozes com jornalistas, treinamento dos porta-vozes (media training), aproveitamento de oportunidades de exposição, administração de crises de imagem, lançamentos de produtos, organização de eventos corporativos e conteúdo para veículos corporativos como revista, site, blog; e em Assessoria de Mídia Social – na criação e execução de campanhas, conteúdo diário, SAC social, monitoramento das redes sociais e gerenciamento de PPC.

Somos uma agência diferenciada de Comunicação, que atende clientes dos setores de Consumo, Saúde, Beleza, Varejo, Finanças, Seguros, Tecnologia, Transporte, Logística, Energia, Educação, Turismo, Moda, Eventos, Entretenimento, Terceiro Setor, Indústria e Associações. Conhecemos as complexidades dessas áreas e ajudamos as organizações a se posicionar estrategicamente nas mídias por meio de planejamentos de comunicação integrada alinhados aos objetivos estratégicos de Vendas e Marketing da Corporação.

O atendimento da nossa Agência é personalizado. Junto ao Cliente, uma equipe de Jornalistas experientes planeja, implementa e obtém sucesso na construção de imagem e disseminação de marcas e produtos junto a diferentes públicos.

Mantemos relacionamentos pautados pelo respeito e pela ética com Clientes e Jornalistas de toda a mídia de destaque no Brasil. Reunimos amplo conhecimento sobre o funcionamento das redações dos veículos de comunicação de todo o País (jornais, revistas, TVs, rádios, portais, blogs).

Nossa área de PR Digital conta com as mais modernas ferramentas para divulgação de notícias, monitoramento de mídias sociais e de conteúdo online, e também para criação de blogs, podcasts e webcasts, vídeos e sites.

Em nossa sede em São Paulo­, contamos com espaços para a realização de media trainings, coletivas de imprensa e demais necessidades de eventos dos nossos Clientes.