Além de ter mais liberdade para viajar e se comunicar, segundo pesquisa da da Catho, a diferença salarial para quem fala inglês pode chegar a 64% para cargos de supervisão.

Que falar um segundo idioma é um diferencial na hora de concorrer a uma vaga de trabalho já está mais que provado, mas muitas pessoas ainda não falam uma segunda língua fluentemente.

 

A necessidade de se falar mais de um idioma atinge desde setores que desenvolvem produtos e precisam vendê-los no exterior, até turistas desejosos de um bom atendimento no local que visitam. Especialistas observam que a relação do Brasil com outros países está crescendo, e que a necessidade de se comunicar em outras línguas para fechar negócios acompanha essa tendência.

 

Thais Tarantino, consultora linguística, informa que “O inglês é a lingua franca atual no mundo dos negócios internacionais no ocidente e na diplomacia. Ou seja, é a língua de relação resultante do contato e comunicação entre grupos linguisticamente distintos para o comércio internacional e outras interações mais extensas. Fluência no inglês não é mais diferencial e sim essencial, já que esse é o idioma oficial em cerca de 70 países, mas apenas cerca de 5% da população brasileira fala inglês fluentemente.“

 

No universo profissional, de acordo com uma pesquisa da Catho, 80% das entrevistas em língua estrangeira são realizadas em inglês, mas só 11% dos profissionais brasileiros conseguem se comunicar sem dificuldade. Ainda segundo a mesma pesquisa, a diferença salarial para quem fala inglês pode chegar a 64% para cargos de supervisão, por exemplo.

 

Outra questão importante segundo Thais Tarantino, é a facilidade no acesso à informação: “Estudos apontam que hoje, cerca de 80% de todo o conteúdo publicado na internet está em inglês. Ou seja, por não compreender o idioma, você está perdendo uma enorme quantidade de tudo que está sendo publicado na rede“, aponta.

 

Além disso, há dezenas de outras vantagens que somente quem fala o inglês, ou outra língua pode ter principalmente no âmbito social e no mundo do entretenimento, como cinema, musica e literatura. Confira algumas dicas que a Thais Tarantino aponta para aprender inglês de uma vez por todas:

 

  1. Faça um planejamento realista.

Você precisará organizar o seu dia e a sua rotina, tanto para estudar, quanto para fazer os exercícios diários e utilizar ferramentas extraclasse. De nada adianta fazer um curso intensivo, com uma carga horária enorme, se você não tempo para rever e internalizar esse conteúdo. O acúmulo de informações pode acabar gerando frustração para o aluno e uma expectativa exagerada pode lhe desmotivar.

 

  1. Tenha um objetivo definido.

Trace a sua meta de aprendizado. Para quê você deseja aprender inglês?  Realizar uma viagem de negócios ou intercâmbio? Complementar seus estudos? Passar um tempo no exterior? Aumentar suas chances no mundo profissional? Busca pelo conhecimento? Assim você pode traçar planos de curto, médio e longo prazo, e focar na sua meta.

 

  1. Exponha-se

Não perca nenhuma oportunidade de se expor ao idioma. Isso quer dizer que você não deve perder uma chance sequer de interagir em sala de aula, de tirar suas dúvidas, de participar de sites, bate-papos, de recorrer à literatura ou a filmes em inglês. Lembre-se: em sala, é o momento de cometer todos os erros possíveis, pois terá quem o ajude.

 

  1. Aprenda com o que gosta

Se você gosta de livros, por que não ler em inglês? Se adora música, porque não aprender as letras das suas preferidas e cantar junto, entendendo o que estão dizendo? Recorra a tudo o que lhe interessar e que puder ajudá-lo no seu processo de aprendizagem.

 

 

 

 

Sobre Thais Tarantino

 

Thais Tarantino, profissional com 20 anos de experiência no ramo de idiomas, e certificada pela Cambridge University, University of London e London Chamber of Commerce, é diretora das empresas GO IELTS e CONNECTIONS ASSESSORIA EM IDIOMAS, especializadas em consultoria linguística, traduções e cursos preparatórios para exames internacionais.

 

Thais presta consultoria linguística a diversas multinacionais, gerencia sua própria empresa, é também tradutora, intérprete  e prepara candidatos do Brasil e do exterior para o IELTS.  O IELTS (International English Language Testing System) é hoje o exame de proficiência em inglês mais popular do mundo, exigido por mais de 6000 organizações, para quem deseja estudar, trabalhar ou imigrar para o exterior.

 

Mais informações http://www.goielts.com.br

Previous post

FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE TRAZ NOVIDADES PARA UBERLÂNDIA

Next post

Grafologia é importante ferramenta em processos de recrutamento e seleção de pessoas

Baronesa Relações Públicas

Baronesa Relações Públicas

A Baronesa Relações Públicas é uma agência especializada em criação, planejamento, estratégia e gestão de marcas.