O que é?

O Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.) é uma iniciativa de profissionais e professores de Relações Públicas interessados em refletir, debater e difundir melhores práticas sobre postura, comportamentos e ações de comunicação institucional – tanto de empresas, quanto de entes governamentais e organizações da sociedade civil.

O O.C.I. é uma sociedade educativa sem fins econômicos e seu meio de atuação principal é de produção de conteúdo, publicações e sua difusão em um Portal na internet (www.observatoriodacomunicacao.org.br) alimentado permanentemente com Agenda, Análises, Clipping, Colunas e Notas Críticas – com vistas a, principalmente, ser uma ferramenta auxiliar de professores em sala de aula e um instrumento de educação continuada para executivos de Administração, Comunicação, Direito e Marketing.

Objetivo

O objetivo geral do OCI é gerar uma consciência mais crítica acerca do papel social exercido pelas organizações a partir de suas comunicações, alertando-as para as armadilhas, observáveis ou implícitas, contidas nas ações comunicativas, sejam elas administrativas, institucionais, internas ou mercadológicas. Um objetivo específico é criar novos paradigmas de relacionamento com o público a partir da visão de “Relações Públicas Plenas” sobre como divulgar, construir relacionamentos, dirimir conflitos e gerir reputações. Um outro objetivo específico diz respeito à conduta ética e à sua contraparte, a transparência.

Fundação

Criado no Rio de Janeiro em 11 de novembro de 2013, o O.C.I. tem uma campanha permanente “associe-se”, e também busca apoios institucionais e doações, de modo que a iniciativa torne-se autossustentável e independente de patrocínios que afetem sua autonomia crítica e sua credibilidade. Até o momento o O.C.I. conta com o endosso de seis instituições (Abracom, ABRP/SP, Mega Brasil, FACHA, UERJ, e Universidade Anhembi-Morumbi). Conta, ainda, com doze associados-contribuintes e cinco doadores-beneméritos.

Além da manutenção do Portal (com alimentação semanal, visando auxiliar processos de ensino-aprendizagem, principalmente nas disciplinas de Ética, Legislação e Direito da Comunicação), o O.C.I. marcou 2014 com o lançamento do livro comemorativo “100 anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena” e com a realização da pesquisa “Leitura Informal do Discurso Institucional dos Partidos Políticos Brasileiros”. Apoiou, ainda, a difusão do documentário “1 jornalista 10 errepês 100 anos”, promovendo exibições seguidas de debates em diversas Instituições de Ensino Superior pelo país. E, em 2015, o O.C.I. está lançando o livro “Introdução ao Direito na Comunicação” do magistrado e professor Eduardo Pessôa – uma obra de referência no campo, já em sua 11a. edição, revista, ampliada e atualizada.

Quem é quem

Os professores pesquisadores Marcelo Ficher, Manoel Marcondes Neto, Lúcia Duarte e Pollyana Escalante são os fundadores da Sociedade Educativa Observatório da Comunicação Institucional.

O dia a dia do O.C.I. está a cargo de seu diretor executivo, Marcelo Ficher (marceloficher30@gmail.com) e de seu diretor-presidente, Manoel Marcondes Neto (marcondesneto@yahoo.com).

 

Sobre o autor Manoel Marcondes Machado Neto – é doutor em Ciências da Comunicação pela USP, pesquisador e professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. É cofundador do Observatório da Comunicação Institucional e líder do grupo de pesquisa “Gestão e Marketing na Cultura” junto ao CNPq. É autor de quatro títulos de referência na área comunicacional e coautor de outros três títulos. Secretário-geral do Conrerp1 entre 2010 e 2012, foi eleito “relações-públicas do ano” em 2013. Edita o portal www.marketing-e-cultura.com.brLogo-OCI-alta

Previous post

Aprenda como organizar uma festa de batizado

Next post

PBF comemora 50 anos com festa para franqueados com a presença do Mr. Fisk

Marsi Assessoria de Imprensa & Comunicação

Marsi Assessoria de Imprensa & Comunicação

A Marsi – Assessoria de Imprensa & Comunicação surge em uma era onde a tecnologia é uma aliada das empresas que desejam ampliar a sua visibilidade e credibilidade no mercado e, consequentemente alavancar suas vendas.

E esta é a proposta da equipe da Marsi – Assessoria de Imprensa & Comunicação, unir tecnologia à informação para o seu público alvo através de entrevistas, divulgação de produtos e serviços, conteúdo web e impresso de qualidade, em todos os veículos de comunicação.

Para o sucesso do projeto é preciso escolher uma empresa que esteja engajada em todas as vertentes da comunicação (marketing, publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas) para que possa traçar uma estratégia e um plano de ação que esteja dentro das necessidades de cada empresa. Esse é o papel da Marsi – Assessoria de Imprensa & Comunicação, que possui uma equipe qualificada e parceiros de primeira linha para garantir a eficiência do investimento.