ricardo-lezana-prova-da-ordem

* Por Ricardo Lezana

Às vésperas do Exame de Ordem, a maior premissa é estudar, estudar e estudar. Essa é a rotina dos bacharéis de Direito e não basta sonhar com a aprovação na OAB, é necessário dedicação e planejamento para estar com o conteúdo em dia e na ponta dos dedos.

Todos sabem que o trabalho é árduo e que o conteúdo é extenso, pois são 17 matérias divididas em 80 questões, isto só na primeira fase. Entretanto, não se preocupe! O site Prova da Ordem, neste artigo apresenta dicas essenciais para um bom desempenho no Exame.

A 1ª Fase da OAB pode ser dividida em três grupos de matérias. O grupo 1 é formado pelas matérias mais relevantes: Ética e Estatuto da OAB; Direito Civil; Processo Civil; Direito Penal; Processo Penal; Direito do Trabalho; Processo do Trabalho e Direito Constitucional. Já no grupo 2 ficam as de relevância média como Direito Administrativo; Direito Empresarial; Direito Tributário e Direitos Humanos. No grupo 3, as de baixa relevância, que são: Filosofia do Direito; Direito Ambiental; Direito da Infância e Adolescência; Direito do Consumidor e Direito Internacional.

Fase de Preparação para a Prova

Organização é o primeiro passo para lograr êxito diante de um desafio como este. Estipule uma ordem de estudo priorizando o grupo das matérias mais relevantes, afinal, elas representam aproximadamente 60% da sua prova, com 52 questões.

Após estudá-las, passe para o grupo das de importância mediana, que totalizam 18 questões, cerca de 20% da prova, e por fim, as de baixa relevância com média de 10 questões, ou seja, 12% da prova. Esta estratégia de estudo é baseada nas estatísticas das últimas edições do Exame.

Além disso, você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Atualmente há diversos sites de Estudo específicos para Exame da OAB (gratuitos ou com valores bem acessíveis) com materiais de apoio, simulados com questões comentadas de provas anteriores e videoaulas que, com certeza, lhe dará um plus no aprendizado, já que você pode estudar de qualquer lugar e em qualquer tempo.

Durante o Exame

No dia do Exame algumas dicas simples podem fazer todo o diferencial na hora da Prova da OAB. Elencamos algumas questões importantes para serem observadas:

  • Circule palavras importantes do enunciado, principalmente termos como Correto / Incorreto;
  • Termos generalizados tendem a estar incorretos;
  •  Elimine de cara as duas alternativas improváveis;
  • A alternativa correta geralmente possui texto maior que as demais, porém isto não é regra, mas na hora da incerteza pode ajudar o examinando;

Sobre as questões complexas durante o exame

Não perca tempo com questões que exijam muito raciocínio. O tempo para resolver a prova é muito curto. Deixe as questões complexas para resolver por último, de acordo com o tempo que ainda restar. Enquanto isso, dê prioridade para resolver as que você possui pleno conhecimento.

Para um bom chute

É muito importante não deixar nenhuma questão sem resposta. Deparou-se com algo gerou dúvidas? Use o bom senso e a lógica. Comece eliminando as alternativas que provavelmente estejam incorretas e escolha a que acredite estar correta. Dificilmente você não terá que chutar alguma questão em sua prova, e isso é muito normal dado o volume de conteúdo cobrado em prova!

Outro fator que merece destaque é: controle o emocional!

Essa contenção de ansiedade é essencial nessa etapa. Com certeza todos ficam muito nervosos, afinal, é o futuro profissional que está em jogo. Apesar disso, um nível de estresse que tire sua concentração e prejudique seu desenvolvimento na prova deve ser evitado.

Para chegar preparado para o Exame, planeje sua rotina de estudos, priorize as matérias mais importantes e mantenha o foco! O site Prova da Ordem oferece ferramentas completas para que o examinando consiga conquistar sua aprovação no Exame da OAB, com mais de 10 mil questões comentadas de provas anteriores, resumos, simulados, cronograma de estudos e muito mais. Dedique-se e a recompensa virá.

Autor: Ricardo Lezana  – sócio-fundador do site Prova da Ordem (www.provadaordem.com.br); ex-professor da UFSC

Previous post

VIA CENTRO OFERECE VIAGEM PARA DIA DOS NAMORADOS

Next post

Aprenda como organizar uma festa de batizado

Marsi Assessoria de Imprensa & Comunicação

Marsi Assessoria de Imprensa & Comunicação

A Marsi – Assessoria de Imprensa & Comunicação surge em uma era onde a tecnologia é uma aliada das empresas que desejam ampliar a sua visibilidade e credibilidade no mercado e, consequentemente alavancar suas vendas.

E esta é a proposta da equipe da Marsi – Assessoria de Imprensa & Comunicação, unir tecnologia à informação para o seu público alvo através de entrevistas, divulgação de produtos e serviços, conteúdo web e impresso de qualidade, em todos os veículos de comunicação.

Para o sucesso do projeto é preciso escolher uma empresa que esteja engajada em todas as vertentes da comunicação (marketing, publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas) para que possa traçar uma estratégia e um plano de ação que esteja dentro das necessidades de cada empresa. Esse é o papel da Marsi – Assessoria de Imprensa & Comunicação, que possui uma equipe qualificada e parceiros de primeira linha para garantir a eficiência do investimento.