logistica reversaDe nada adianta fazer todo um projeto de logística se o descarte adequado das embalagens não está previsto. No final das contas, não ter tudo preparado vai gerar gastos extras, dores de cabeça com descarte equivocado (podendo até gerar multas) e agressão ao meio ambiente. Tudo isso não é nada bom para a imagem – e para o bolso – da empresa. E este procedimento tem nome e sobrenome: logística reversa.

E sabe quando é que essa logística reversa precisa entrar na conta da empresa? Na hora de criar o projeto. Quem explica melhor é  Kleber Osadczuk, analista de PCP –  Planejamento e Controle da Produção da Codiflex,  especializada em soluções para a logística de empresas:

“No momento em que a embalagem já estiver vazia tudo precisa estar preparado para que seja possível colocar uma embalagem dentro da outra para otimizar a logística reversa do cliente também. Tudo isso também nasce na hora da concepção do projeto”.  

Do projeto até a logística reversa

Quando um determinado produto precisa de uma solução universal para a sua logística é preciso focar desde o início. Kleber explica como é este passo a passo:
1 – É apresentado pelo cliente qual é a demanda da empresa dele;
2 – O departamento comercial faz um orçamento com uma proposta técnica já com algo visualizado e personalizado para o cliente;
3 –  Assim que o cliente aprova, o projeto volta para o departamento de engenharia  que verifica tudo o que precisa para seguir até a produção. Neste momento são analisados detalhes como a compra de material, se o cliente precisa de uma pintura texturizada, dentre outros;
4 – É feito um projeto para que no momento em que a embalagem já estiver vazia seja possível colocar uma dentro da outra para otimizar a logística reversa do cliente também. Tudo isso também nasce na hora da concepção do projeto.

Prazo e embalagem adequados com a realidade
O tempo que cada projeto leva para ser executado vai depender muito do lote. Kleber lembra que a demanda parte muito do cliente: Há os que levam alguns dias e outros passam meses, cada cliente tem um demanda diferente, vamos a um exemplo: “Havia um cliente que pediu que o transporte fosse de 30 em 30, ou seja, seriam dez cargas no total. Até pela necessidade do cliente que não queria receber todos ao mesmo tempo. E envolvia toda a cadeia logística dele, envolvendo o espaço físico para abrigar tudo e as questões financeiras pois o cliente precisa faturar de acordo com a verba dele. Mas tem projetos que a gente conclui em menos de 30 dias e outros projetos que são criados, mas o cliente pede para alterar depois de um certo tempo, uma adaptação ou melhoria” disse Kleber.  

Embalagens para produção com alta rotatividade
A embalagem customizada precisa ser feita de acordo e com o gosto e as necessidades do cliente, mas existem outros produtos que não são personalizados e precisam de alta rotatividade como aponta Kleber: “O cliente sempre solicita alguma embalagem e em três dias já está pronto, pois a produção dele é constante e não pode parar. É um material com alta rotatividade: ele chega para cortar, soldar e pintar e já vai pra planta dele. Não pode parar.”

Independente dos projetos solicitados, grande parte dos projetos são de fornecedores automobilísticos formados por empresas de pequeno e médio porte que acabam buscando soluções e auxílio para os seus produtos.  

Sobre a Codiflex
A Codiflex Indústria e Comércio de Manufaturados Ltda atua há 15 anos no mercado brasileiro de soluções em embalagens plásticas e metálicas para proteção e armazenamento, e tem como objetivo ser o parceiro estratégico para seus clientes. É reconhecida como uma empresa inovadora, ágil e competitiva em sistemas de embalagens.

Adriano Pereira é o presidente do grupo que abrange, além da Codiflex, a CBL (produção de filmes plástico stretch e termo encolhível), a Flexsul (Gestão Comercial – serviços) e a Zullgg (Start-up de tecnologia).

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

Fonte: KAKOI Comunicação

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Kakoi Comunicação

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A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.