sucessaoQuando o assunto é transição na empresa familiar a melhor maneira para saber se o novo líder está de fato preparado para assumir a presidência é criar desafios para este candidato. A empresa precisa de uma nova liderança e esses desafios precisam ser colocados quando o candidato ao posto ainda não tenha assumido todo o processo.

Neste momento surge um grande problema: A empresa precisa de um novo presidente e não pode parar as suas atividades enquanto o novo postulante ao cargo se integra ao cotidiano da companhia.

O que fazer então?

Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares, explica que no Brasil existem empresas que adotaram um processo híbrido na sucessão enquanto não há uma definição de quem é o novo presidente:

“Eu tive o privilégio de poder acompanhar várias neste modelo. No processo você tem diretores familiares e diretores não familiares juntos e normalmente você incumbe um diretor que não é familiar, mas que está na empresa e possui os mesmos valores e desempenha seu papel de acordo com o que os acionistas demandam. Ele passa a ser o diretor geral ou o presidente CEO por um prazo determinado.”

Eduardo explica que até o final deste prazo é este diretor que será o mentor do sucessor ou dos sucessores deste processo, assim ,como também poder ser o representante do conselho de administração durante a vigência do processo sucessório:

“É uma maneira híbrida. Não é raro a empresa familiar ter um gap de sucessão onde a geração seguinte não está pronta para assumir, mas a geração anterior já está pronta para sair. É comum você fazer primeiro uma avaliação interna de possíveis sucessores para fazer essa sucessão ou então, o que também não é raro, ir ao mercado e fazer a busca por um profissional com um contrato de trabalho para essa transição.”

Processo de sucessão deve ser intermitente

Eduardo Valério explica que é preciso realizar desafios planejados constantemente. Se dá ao sucessor um desafio com autonomia sob supervisão do conselho de administração e ele vai ser submetido à esse desafio que pode ser chefiar uma unidade de negócio, desenvolver um projeto internacional ou mesmo uma área de inovação, sempre algo que seja tangível e mensurável:

1 – O candidato chega para este desafio e lhe é dado total autonomia, recursos e as demais ferramentas necessárias;

2 – Depois do período estabelecido deste desafio, ele é submetido à uma avaliação;

3 – Na sequência ele retorna para uma posição dentro da organização que ainda não é de liderança definitiva por um período previamente estipulado;

4 – Em seguida é criado um novo desafio para uma nova área de atuação de tal maneira que ao longo de dois ou três projetos desta natureza ele possa ser avaliado em vários aspectos.

“Só assim ele pode ser alçado ao comando ou até mesmo para a presidência da empresa. Normalmente cada projeto dessa magnitude tem previsão de dois anos. Se ele participar de dois ou três projetos, o prazo total pode chegar em até sete anos.”  finaliza o diretor-presidente da JValério.

Foto: Staticflickr

Sobre Eduardo Valério
Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da JValério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).


Sobre a JValério
A JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.


JValério – Gestão da Empresa Familiar
Endereço: Praça São Paulo da Cruz, 50 Cj 1507, Cabral, Curitiba.
http://www.jvalerio.com.br/

 

Previous post

10º Desafio Intermodal de Curitiba terá monitoramento em tempo real na Praça Santos Andrade

Next post

Ten Yad realiza Feira Beneficente com recursos arrecadados para projetos de assistência social

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.