A célebre saga de televisão “Star Trek – Jornada nas Estrelas” completa 50 anos neste mês. E, narrativa à parte, a série também se notabilizou por ter antecipado tecnologias, equipamentos e recursos que só viriam a se tornar realidade entre as últimas décadas do século XX e o início do século XXI.

Em matéria recente sobre o cinquentenário de “Star Trek”, a BBC Brasil destacou sete “profecias tecnológicas” criadas por Gene Roddenberry, o autor da série, que hoje fazem parte da sociedade global. São elas: o telefone celular; o computador pessoal; o tablet; a tomografia e a ressonância magnética; o GPS; as memórias USB e as telas planas.

Uma oitava “previsão”, no entanto, já começa a ganhar campo no Brasil. Trata-se da Realidade Mista, que combina elementos físicos e computacionais na criação de um ambiente misto em tempo real.

Na opinião do publicitário Marcelo Rodino, diretor de Criação da agência Flex Interativa e especialista em Realidade Aumentada, “Jornada nas Estrelas” anteviu esse tipo de recurso com os Holodecks.

Na série, Holodecks eram equipamentos usados como entretenimento e fonte de pesquisa para a tripulação. Os Holodecks criavam ambientes e paisagens realistas por meio de imagens holográficas – mecânica similar à usada, hoje, na Realidade Virtual -, mas que eram passíveis de interação, a exemplo do que ocorre na Realidade Aumentada. “Na prática, os Holodecks de ‘Star Trek’ funcionavam como a Realidade Mista, ainda pouco difundida no Brasil, mas que deve ganhar destaque em 2017, com o lançamento dos óculos HoloLens, da Microsoft”, explica Rodino. “A Realidade Mista nada mais é do que a composição dos elementos da Realidade Virtual com os da Realidade Aumentada, ambas mais conhecidas no País.”

A Flex Interativa, de São Paulo (SP), foi a primeira agência do Brasil a colocar no ar, no Facebook, um post em Realidade Aumentada. A ação foi executada no final de agosto, no perfil do ilusionista brasileiro Issao Imamura, cliente da Flex. Clique aqui para conferir.

Agora, em reconhecimento ao caráter “profético” de “Star Trek” e em homenagem aos milhões de brasileiros fãs da saga, a Flex Interativa acaba de colocar no ar um post temático em Realidade Aumentada de “Jornada nas Estrelas”.

Para visualizá-lo, o usuário deve fazer o download da aplicação Flex Interativa AR na Google Play Store, acessar o perfil da agência no Facebook e apontar o celular para a post “Star Trek 50 Anos”.

Post de Start Trek em Realidade Aumentada, produzido pela agência Flex Interativa

Post de Start Trek em Realidade Aumentada, produzido pela agência Flex Interativa

A Flex Interativa
Fundada em 2000, a Flex Interativa é uma agência full service que atua sob o conceito de butique, com portfólio marcado por projetos inovadores, desenvolvidos com recursos tecnológicos de ponta.

Na década de 90, a agência foi uma das pioneiras no uso de tecnologia Flash na comunicação digital brasileira. “Sempre fomos uma agência de vanguarda, empenhada em antecipar tendências e propor algo inovador ao mercado”, avalia Fernando Godoy, diretor Comercial da Flex. “Agora, chegou a vez de entregarmos um novo conceito de interatividade, por meio da Realidade Aumentada nas mídias sociais, ao mercado da Comunicação”, conclui.

Desde 2014, a Flex mantém parceria estratégica com a agência californiana North South Studios, especialista em projetos de Realidade Aumentada, Virtual e Mista (Aumentada + Virtual), desenvolvidos com a Magic Leap e a Vuforia, referências mundiais no uso dessas tecnologias.

Outras informações sobre a agência Flex Interativa podem ser obtidas no site da empresa.


SUGESTÕES DE FONTES:
Fernando Godoy
, sócio-fundador e diretor comercial da Flex Interativa
Marcelo Rodino, sócio e diretor de criação da Flex Interativa

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Flex Interativa
ELEVEN PRESS Assessoria
Ricardo Mituti – ricardomituti@elevenpress.com.br
Tel.: (11) 3081-4983

Previous post

Ten Yad realiza Feira Beneficente com recursos arrecadados para projetos de assistência social

Next post

Tecnologia de ponta estará presente no 10º Desafio Intermodal de Curitiba

MTT Comunicação

MTT Comunicação