No dia 8 de outubro, das 15h às 18h, na Ludocasa, espaço em Curitiba que abriga os eventos da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, consultoria paulista que oferece projetos e atividades para desenvolver o lado lúdico dos adultos, será lançado o livro Terra de Cabinha, da Editora Peirópolis. A obra, da jornalista Gabriela Romeu, traz o imaginário, o cotidiano e o brincar das crianças no Cariri cearense, um verdadeiro oásis no meio sertão nordestino, lugar rico em manifestações populares, histórias e causos, vestígios de tempos pré-históricos. Cabinha é como na região é chamada a criança, principalmente meninos. Vem de “cabra”, que vira “caba” – e daí “cabinha”.

cabinha_capa_AA_2016_06_08_1S.indd

Divulgação

 

O livro é resultado de pesquisa da jornalista, que há dois desenvolve o Infâncias (www.projetoinfancias.com.br), projeto de registro sobre a vida de meninos e meninas do interior do país, para além dos grandes centros urbanos. Já resultou numa série de reportagens no caderno Folhinha, em fotos, vídeos e brinquedos para exposições e num documentário chamado Meninos e Reis, sobre a infância e o reisado no Cariri.

A jornalista viajou seis vezes para o Cariri cearense, onde percorreu diversos municípios – Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Potengi, Jardins e Santana do Cariri. O trabalho foi feito em parceria com o fotógrafo cearense Samuel Macedo, que cresceu como um menino integrante da Fundação Casa Grande, a escola de comunicação dos meninos do sertão. Juntos, recolheram histórias, causos e advinhas e brincadeiras, entre outros registros da vida dos cabinhas.

Além das ilustrações de Sandra Jávera, o livro traz muitas fotografias das crianças em seus cotidianos, preparando-se para brincar o reisado, construindo brinquedos no terreiro, entre outros, além de pequenos documentários, com cerca de 2 minutos cada, com antigas registradas em campo, trechos de contação de história, entre outros.

No dia do evento, haverá também uma exposição com fotos, exibição de filmes e uma roda de conversas sobre o projeto Infâncias.

Sobre Gabriela Romeu

Gabriela Romeu é paulistana, mãe de duas filhas. Jornalista e documentarista, especializou-se em produção cultural para a infância e na própria cultura da infância. Editora da Folhinha por quinze anos, coordenou o projeto Mapa do Brincar, que identificou os principais mestres do brincar em todo o Brasil e recebeu o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

Participou da realização do filme Disque Quilombola, vencedor de prêmios no Fici (Festival Internacional de Cinema Infantil) e na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, entre outros festivais. Participou da curadoria da exposição Trilhas do Brincar. É membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), jurada do Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Juvenil e colaboradora da revista eletrônica Emilia.

Desde 2012, quando criou, com a jornalista Marlene Peret e o fotógrafo Samuel Macedo, o Projeto Infâncias, percorre os quintais e trilhas do interior do País procurando ouvir e documentar o que as crianças têm a ensinar. E isso não é tudo! Ela assiste a mais de cem peças teatrais por ano, como crítica de teatro infantil do Guia da Folha.

 

Lançamento do livro Terra de Cabinha + Expo-relicário infância  +   Vídeos +   Formação  inventário da infância

Data: 8 de outubro

Local: Ludocasa

Horário: 15h às 18h

Endereço: R. Pedro Mossoline Gasparin, 350 Santa Felicidade/Curitiba

Investimento, com livro incluso:

R$ 70,00 pelo site www.caleido.com.br

R$ 80,00 no local do evento

Telefone para informações: (41) 3344 9519 e (41) 8508 0810

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post

Por onde começar a busca pelo sucessor em uma empresa familiar

Next post

Peirópolis lança álbum ilustrado sobre comportamento obssessivo no Solar do Rosário, em Curitiba

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.