ONG Canto Cidadão promove capacitação diferenciada e comprometida do voluntário

Quem deseja ser voluntário do programa sociocultural Doutores Cidadãos, palhaços hospitalares do Canto Cidadão, é convidado a realizar uma jornada chamada Caminho do Protagonista, assim como convocar amigos e familiares para a iniciativa.

A ONG, fundada em 2002, já capacitou mais de 2.500 voluntários e beneficiou mais de três milhões de pessoas em hospitais e escolas públicos, criou este método de treinamento de voluntários em 2011. De lá para cá, vem aperfeiçoando a ideia, que funciona assim: quem deseja se juntar ao grupo de voluntários, participa de uma palestra inicial em que recebe as instruções para a realização da jornada pré-treinamento. Ao concluir as atividades, o interessado se qualifica para a próxima turma de capacitação.

Sobre o treinamento, vale informar que, após o Caminho do Protagonista, a turma de aproximadamente 30 pessoas – futuros palhaças e palhaços hospitalares – participa de mais de 50 horas de encontros teóricos e práticos (inclusive diversos estágios monitorados em hospitais), antes de estarem habilitados a desenvolver a atividade nas unidades de saúde públicas da Grande São Paulo.

As atividades do Caminho do Protagonista realizadas antes do treinamento contemplam a realização de uma campanha de doação de sangue, ação de limpeza em espaço público, pesquisa sobre as atividades dos representantes legislativos, abertura e acompanhamento de chamado na Ouvidoria do município, visita a organizações que atendem crianças para o desenvolvimento de atividades, entre outras iniciativas.

Em 2017, os resultados do Caminho do Protagonista chamam a atenção:
• 140 doações de sangue realizadas;
• 126 pessoas envolvidas nas ações de limpeza de espaços públicos;
• 19 ONGs que atendem crianças visitadas;
• Mais de 1.300 horas de atividades voluntárias.
O treinamento da nova turma de Doutores Cidadãos começará em 5 de agosto, com os voluntários que cumpriram integralmente as atividades previstas.

“Acreditamos que o voluntariado é uma das formas de manifestação da cidadania. Acreditamos, ainda, que se trata de uma postura de vida, uma atitude cotidiana, uma decisão de nutrir mais do que intoxicar o espaço coletivo. Por isso, a ideia do Caminho do Protagonista é deixar claro o tipo de voluntariado que desejamos fazer, que deseja, sim, fazer o bem, mas, acima de tudo, deseja fazer o bem de forma bem feita, tanto no hospital quanto em quaisquer outros locais em que estivermos”, comenta Felipe Mello, diretor-fundador do Canto Cidadão.

Sobre Canto Cidadão – ONG que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o protagonismo para sensibilizar e agir por meio de programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Suas atividades já beneficiaram diretamente mais de três milhões de pessoas. Site: www.cantocidadao.org.br

Previous post

Simulador de Impostos ajuda na escolha entre MEI, Simples Nacional e Lucro Presumido

Next post

Como identificar o verdadeiro Hardox, produzido pela SSAB

CLARA Comunicação

CLARA Comunicação