Cia. Paulista de Artes faz espetáculo dinâmico com histórias  infantis escritas por Ruth Rocha

O espetáculo para crianças “Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias” baseado nos contos de Ruth Rocha reestreia no Teatro Folha (Shopping Pátio Higienópolis) dia 02 de setembro e faz temporada até o dia 29 de outubro, com sessões aos sábados e domingos, às 17h40.

 

A montagem vive situações do cotidiano que ganham encanto nas palavras de Ruth Rocha, que inovou na maneira de contar histórias para crianças. A  Cia. Paulista de Artes leva ao palco três contos em que as personagens são crianças que vivem no ambiente urbano. O criativo Marcelo questiona os nomes de tudo, levando os pais a entrar no seu universo e fazer parte de suas ideias e fantasias.

 

Gabriela, cheia de personalidade, adora brincar na rua e “jogar” com as palavras. A chegada de uma nova vizinha, Terezinha, que mora na mesma rua, mexe com Gabriela. As duas, muito diferentes, criam soluções para se entenderem apesar das diferenças.

 

Há também o Caloca, dono da bola de futebol, um garoto mimado que quer sempre que tudo seja do seu jeito e, quando contrariado, desiste de jogar e leva a bola embora.

 

Crédito: Kátia Manfredi

Crédito: Kátia Manfredi

Crédito: Kátia Manfredi

Crédito: Kátia Manfredi

Crédito: Kátia Manfredi

Crédito: Kátia Manfredi

 

SOBRE RUTH ROCHA

 

Ruth Rocha nasceu em 2 de março de 1931, em São Paulo. Formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre 1957 e 1972 foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco. Nessa época começou a escrever sobre educação para a revista Cláudia. A partir de 1973 trabalhou como editora e, em seguida, como coordenadora do departamento de publicações infanto-juvenis da editora Abril.

 

Seus textos tem estilo coloquial e tratam os pequenos leitores com respeito e inteligência, sem lições de moral, numa relação de igual para igual com os adultos.  Seu best-seller é o livroMarcelo, Marmelo, Martelo”, com mais de setenta edições e vinte milhões de exemplares vendidos. Também escreveu “O reizinho mandão”, “Nicolau tinha uma ideia”, “Dois idiotas sentados cada qual no seu barril” e “Uma história de rabos presos”, entre muitos outros.

 

Em mais de cinquenta anos dedicados à literatura, a escritora tem mais duzentos títulos publicados. Sua obra foi traduzida para vinte e cinco idiomas.

 

Recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além do prêmio Santista, da Fundação Bunge, o prêmio de Cultura da Fundação Conrad Wessel, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural e oito prêmios Jabuti, da Câmera Brasileira de Letras. Em 2008 foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.

 

SOBRE A COMPANHIA PAULISTA DE ARTES

 

A Cia Paulista de Artes foi criada em 1991 na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. O coletivo de artistas desenvolve projetos culturais, utilizando-se de diferentes linguagens, visando derrubar paradigmas e preconceitos e exaltar a liberdade, com energia a sustentabilidade.

 

Entre suas principais atividades estão produções de espetáculos adultos que circulam pelos mais importantes festivais de teatro do País: “As Noivas de Nelson”, adaptação da obra de Nelson Rodrigues; “No Exercício da Paixão”, espetáculo dirigido por Jorge Julião, apresentado em todo o Brasil e vencedor de 32 prêmios; “Jogos na Hora da Sesta”, de Roma Mahieu, adaptada e dirigida por Jorge Julião; entre outras peças.

As produções de espetáculos infantis integram arte à educação. O grupo realizou as peças “Aladim”, uma adaptação de Jorge Julião, com direção de Aline Volpi, e “Dom Quixote de La Serra e suas Incríveis Aventuras”, de Rosangela Brigoni e Marcelo Peroni, com direção de Anamaria Barreto.

 

FICHA TÉCNICA

 

Autoria – Ruth Rocha

Direção – Marcelo Peroni

Elenco – Aline Volpi, Ana Paulo Castro, Daniel Dutra, Edivaldo Zanotti, Kátia Manfredi, Maristela Demarchi, Vivi Masolli, Vladimir Camargo.

Elenco stand in – Basilides Ortega, Ellen Navarro, Paula Miurim, Rafael Ambrosim.

Direção musical e música original – Estêvão Marques

Cenário – Juliana Fernandes

Figurinos – Vladimir Camargo

Maquiagem – Edivaldo Zanotti

Iluminação – Rodrigo Gatera

Ilustração – Mariana Massarani

Fotos – Katia Manfredi e Lucas Trabachini

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: 4 anos

 

SERVIÇO – ”Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias”

Local: Teatro Folha

Estreia: 02 de setembro

Temporada: até 29 de outubro. Sessões extras dias 07 e 08 de setembro, 12 e 13 de outubro e 02 e 03 de novembro.

 

Apresentações: sábados, domingos e feriados, às 17h40

Ingresso: R$ 40,00 (setor único) *

 

 

*Valor referente ao ingresso inteiro. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

 

TEATRO FOLHA

 

Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 – Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br

 

Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15h às 21h; sexta, das 15h às 00h; sábado, das 12h às 00h; e domingo, das 12h às 19h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885, (11) 3101-8589, (11) 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, CSN, LG, Privalia, Nova Chevrolet, Wickbold, Owens, Teleperformance e Grupo Pro Security.

 

SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL

 

O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística de Isser Korik e direção comercial de Léo Steinbruch, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.

 

Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, “A Pequena Sereia”, “Grandes Pequeninos”,  “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, “Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso…”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado…” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.

 

Claudio Marinho

Assessoria de Imprensa

Conteúdo Teatral –  Teatro Folha

E-mail imprensa@conteudoteatral.com.br

Tel. (11) 3104-4885 | (11) 3101-8589 | 11 97628-9612

Previous post

Espetáculo baseado em histórias reais “Brimas” reestreia no Teatro Folha

Next post

Comédia “Não Vamos Pagar!” entra em cartaz no Teatro Folha

SPMJ Comunicação

SPMJ Comunicação

Especializados em mídia a SPMJ Comunicação é uma agência dinâmica, habilitada para diversos serviços de comunicação empresarial. Criada em 1986, a SPMJ nasce na efervescência de um novo contexto global: tecnologias midiáticas inovadoras começavam a surgir, a comunicação digital posicionava-se para derrubar as velhas fronteiras, prestes a tornar o movimento virtual o ritmo do cotidiano.

Durante esses 28 anos de história, nos quais novos modelos informacionais nunca cessaram de aparecer, a SPMJ acumulou experiência para transformar-se em guia privilegiado - e personalizado - no preparo de empresas, entidades e movimentos às especificidades dos novos tempos.

Em parceria com grandes agências espalhadas por todos os continentes, atendemos países e corporações de renome mundial nas áreas de aviação, tecnologia, indústria naval e petrolífera, ciência e saúde, educação, cultura e entretenimento, turismo, comportamento, consumo e finanças. A diversidade de segmentos compreendidos em nosso escopo de atuação não apenas atesta o caráter singular da empresa, como, também, demonstra preparo e estímulo para sempre aceitar novos desafios. Para onde o futuro apontar, a SPMJ Comunicação seguirá o mesmo caminho.