Divulgação

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, participam há cinco anos de um projeto voluntário da ONG TETO, construindo casas de caráter emergencial para famílias que vivem em situação de extrema pobreza nas periferias do Estado de São Paulo, além da elaboração de planos de habilitação social implementados em conjunto com os moradores. Neste ano, um grupo de 10 alunos participa da construção das moradias na Comunidade Nova Conquista, em Guarulhos nos próximos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

“Está é uma ação solidária muito importante, tanto para os moradores da comunidade quanto para os nossos alunos, que são convidados a participar do projeto como voluntários”, explica Maria Aparecida Rocha, coordenadora da Pastoral do Colégio. Ela ainda ressalta que o intuito da instituição com a parceria é também reforçar os valores franciscanos, como a fraternidade, cordialidade, integração, entre outros.

O projeto tem um cronograma anual de atividades em que os alunos, durante o 1º semestre, apresentam as orientações para a atividade e entrevistam os moradores da comunidade para descobrir as necessidades das famílias e desenhar o projeto, além de várias ações durante o ano para angariar fundos para as moradias. No segundo semestre, a construção das casas acontece em um fim de semana, quando fazem as bases e a montagem das placas de madeira pré-moldadas, e, no sábado seguinte, vão pintar. Durantes estes anos de projeto, os alunos do Colégio Pio XII já construíram casas nos municípios de Ferraz de Vasconcelos, na Comunidade Dois Palitos em Embu das Artes e na Comunidade Portelinha em Guarulhos.

A coordenadora também ressalta que o projeto contribui para a formação dos alunos por serem protagonistas de uma transformação social. “Os estudantes aprendem a desenvolver a consciência social, trabalhando lado a lado com as famílias, promovendo assim, uma integração com o grupo de trabalho”.

Há 11 anos no Brasil, o TETO é uma organização internacional presente na América Latina e Caribe, que trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem nas favelas mais precárias e invisíveis, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e da mobilização de jovens voluntários. O TETO busca construir moradias mais dignas lado a lado com moradores de comunidades, promover a educação de crianças por meio de oficinas de leitura, formar lideranças comunitárias e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.

Previous post

Companhia siderúrgica oferece matéria-prima para estruturas mais leves e soluções sob medida para o setor de transportes

Next post

Bullying pode ser prevenido por meio da inteligência emocional

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.