Quem tem boca vai à Roma. Esse ditado (por mais batido que seja) ainda é a mais pura verdade quando se trata de buscar um trabalho. Afinal de contas, como nos conta outro velho e batido ditado (e também real), quem não é visto não é lembrado.

E a forma mais adequada de ser visto e lembrado do que manter uma rede de contatos ativa se chama networking.   

Para Eliane Catalano, gestora do recrutamento e seleção da NOSSA Seleção de Pessoas e Serviços, quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho precisa manter o networking ativo por ser esta uma poderosa arma – além do cadastro em sites de agências de empregos, obviamente:

“De nada adianta criar e só buscar essa rede de contatos quando precisar encontrar um trabalho. O ideal é criar redes ativas em que todos estão te vendo.”

Eliane listou algumas dicas para manter uma rede de networking ativa:

– Criar grupos de interesse em aplicativos de mensagens, trocando informações relevantes;

– Participar de comunidades de redes sociais. Nestes espaços sempre vai ter alguém trabalhando em uma empresa empresa X ou Y que vai conhecer alguém que poderá te ajudar;

– Falar sempre com vizinhos, parentes e pessoas que convivem em outros núcleos sociais como grupo de estudos da igreja, na universidade ou mesmo amigos de clubes. Muitas vezes uma informação relevante que vai te levar à um novo trabalho pode aparecer de grupos diferentes;

– Fale sempre com antigos colegas que trabalharam com você. Por terem executado uma mesma função ou trabalhos correlativos ao que você faz, esse contato pode gerar boas indicações – principalmente se você tiver sido um bom colega de trabalho;

–  Participe de palestras, gratuitas ou pagas. Estes encontros sempre geram bons contatos e ajudam a circular o seu nome para outras pessoas que você dificilmente teria acesso.

 

Para Eliane, formar esta rede de contato através de relacionamentos ajuda a entender e a perceber qual a melhor forma de encontrar um novo trabalho: “Muitas vezes ouvir este network traz novas informações do mercado. Muita coisa muda e essas novidades podem ser desde novas atribuições e até ferramentas mais modernas que todos estão utilizando. Este tipo de informação serve para que o candidato se prepare melhor, se atualizando e buscando novas formas de trabalhar.”

 

E as Redes Sociais?

LinkedIn e Facebook são excelentes ferramentas para se relacionar com profissionais da mesma área.  Jackeline Johnson de Oliveira, Coordenadora Administrativo Financeiro da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, explica que estar desempregado não é desculpa para não fazer networking:

“A tecnologia ajuda muito nesta questão. No LinkedIn é possível ter contatos e seguir conversando com outras pessoas, trocando experiências até mesmo com outras pessoas que estão buscando trabalho. Vale a atitude da pessoa independente da posição em que ela está e o LinkedIn é uma rede mais qualitativa do que quantitativa.” completa Jaqueline.

 

Foto: Rawpixel.com

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A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Fonte: KAKOI Comunicação

 

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