Tacos, nachos, obleas, arepas, alfajores, empanadas, torta mil hojas e salteñãs. Esses são alguns pratos típicos da culinária de diversos países latino-americanos que estão fazendo a cabeça dos Curitibanos há algum tempo   E é aproveitando esta alta da gastronomia latina que um grupo formado por imigrantes que vivem na capital paranaense  está levando os sabores típicos de seus países para o grande público. O grupo chamado de Gastronomia Latina em Curitiba é formado por colombianos, uruguaios, chilenos, argentinos, venezuelanos, mexicanos, equatorianos e bolivianos e estarão todos os sábados na Rua da Cidadania do Pinheirinho levando pratos típicos de seus países durante a Programação de Natal de Curitiba .
“A ideia toda nasceu logo após o sucesso que foi a décima-quinta edição da festa latino-americana em Santa Felicidade, em outubro. A partir dali eu convidei cada país e a ideia é ter uma família representando cada nacionalidade. Começamos na praça dos morros da Santa Quitéria e ali fizemos duas edições e recentemente estivemos em um evento particular em Pinhais. Mas a partir de agora estaremos na Rua da Cidadania do Pinheirinho todos os sábados através de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba até dezembro. O ideal é seguir a página do nosso grupo no Facebook chamada Gastronomia Latina em Curitiba para saber exatamente os dias e quais países estarão em cada sábado” explica a chilena Ximena Cecilia Leon, uma das responsáveis pelo grupo.
Interesse do Curitibanos pelos sabores da américa latina 
O volume de pessoas que vai atrás deste tipo de culinária aumentou muito nos últimos anos e é por isos que estes encontros gastronômicos estão fazendo sucesso: “Veja a Colômbia, por exemplo. Houve um interesse muito grande pelo país pela solidariedade do povo colombiano quando do acidente com a Chapecoense no ano passado. Hoje as pessoas já sabem um pouco mais sobre este país e isto inclui seus pratos. Temos ainda os doces argentinos que são tradicionais, as empanadas chilenas, as salteñas bolivianas e, claro, a culinária mexicana que sempre faz sucesso. O Curitibano adora provar coisas novas e diferentes. Hoje é possível provar coisas diferentes sem sair de Curitiba, como a chicha morada peruana.” exemplifica Ximena.

Todas as famílias possuem talento gastronômico e fizeram cursos de manipulação de alimentos – além de utilizarem toda a estrutura de cozinha industrial da AILAC – ASSOCIACÃO PARA A INTEGRACÃO DOS LATINOS AMERICANOS EM CURITIBA , entidade da qual Ximena é presidente: ” Esses cuidados garantem uma boa procedência de todos os pratos criados e comercializados por cada país.” completa Ximena.

Serviço
Encontro de gastronomia latina no Pinheirinho
Organizado pelo grupo Gastronomia Latina em Curitiba
Quando:  25 de novembro,02,  09 e 16 de dezembro (sábados)  das 10h às 18h
Local: Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill 2033, Curitiba)

Face do Grupo:
https://www.facebook.com/gastronomialatinaemcuritiba/

Previous post

Eventos do trade trazem oportunidades de networking

Next post

Candy Churros inova nas opções e conquista paladares no Londrina Norte

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.