Com objetivo de trazer cada vez mais turistas para a região e aproximar as 13 cidades da Serra do Itaqueri, foi realizado na última terça-feira (28), o Festival Gastronômico do Itaqueri. O evento ocorreu no campus do Senac, na cidade de Águas de São Pedro.

O espaço destinado à Itirapina estava representado pelo chef de cozinha Fábio Robin que, após uma análise escolheu a pizza, um dos pratos mais procurados pelos visitantes e moradores da cidade. Além da famosa massa italiana, a broa, doce tradicional da cidade, também estava disponível para degustação.

“Atualmente, aos fins de semana, cerca de 60, 70% da capacidade dos restaurantes são ocupados pelos turistas. Eles vão encontrar um produto diferenciado que nós temos, a pizza. Ela tem essa diferença, pois usamos uma fermentação italiana para a massa e ela tem encantado os visitantes. Por isso, escolhemos para representar nossa cidade no festival”, relatou Robin.

Além da cidade sede, Águas de São Pedro, e de Itirapina, também participaram do evento os munícipios de: São Pedro, Brotas, Charqueada, Torrinha, Analândia, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição, Corumbataí, Ipeúna, Piracicaba e Santa Maria da Serra.

Foto por Divulgação

“Esses eventos são importantes para a divulgação das cidades. Atualmente os munícipios estão em uma interação boa. E em conversa com as cidades, chegamos em um comum que é buscar manter os turistas por mais tempo na região. Muitas vezes, o visitante fica apenas três diárias no hotel, conhece a cidade e vai embora, sem saber o que a região pode oferecer. Por isso, é muito importante que cada cidade saiba que o outro município possui”, disse o presidente da Regionalização Serra do Itaqueri, Fábio Pontes.

Considerada uma das cidades favoritas para conquistar o MIT (Munícipio de Interesse Turístico), Itirapina já definiu seu planejamento para continuar atraindo os turistas para a cidade. As estratégias passam também pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) que tem papel fundamental para evolução dos projetos.

“Estamos trabalhando em três frentes. Ao mesmo tempo que temos que fazer a sensibilização da população para receber o turista, precisamos melhorar a estrutura de recepção e divulgar ainda mais nossa cidade. Só essa união em torno do turismo já está mudando a cidade. Estamos produzindo uma série de ações que antes não tinham, estamos resgatando algumas festas que há 30 anos não eram realizadas. Estou me surpreendendo que em pouco tempo já estamos colhendo bons frutos”, afirmou o presidente do Comtur de Itirapina, Ricardo Gama.

O crescimento do turismo no munícipio também foi destacado pelo secretário de turismo do Estado de São Paulo, Fabrício Cobra Arbex. “O prefeito Zé Maria tem feito um ótimo trabalho para o turismo, a cidade tem um Comtur muito presente. Quem esteve na feira pode perceber toda empenho que os responsáveis estão tendo para melhorar esse ponto na cidade. E já podemos ver que a cidade está evoluindo”, concluiu.

Previous post

Schultz apoia Monde Upgrade e os agentes de viagens

Next post

Espetáculos gratuitos embalam o mês do Natal no Catuaí Maringá

Assimptur Assessoria de Imprensa

Assimptur Assessoria de Imprensa

A notícia pode ser uma das alternativas mais interessantes para promover a imagem, os produtos e os negócios de sua empresa. A Assimptur Assessoria de Imprensa sabe como fazer isso. Com uma vasta experiência no mercado, a Assimptur oferece serviços que vão transformar o dia-a-dia de sua empresa em notícia nos mais variados meios de comunicação do Brasil e da América Latina.