Ações diferenciadas auxiliam no desempenho escolar das crianças e previnem a temida recuperação final

Divulgação

A recuperação final é um procedimento que consiste em reforçar todos os conteúdos vistos durante o ano letivo, cujos alunos tiveram dificuldades e não alcançaram a nota média prevista. Muitas escolas adotam essa prática, na qual o estudante deve participar de aulas de reforço e realizar provas durante o mês de dezembro, para evitar ser reprovado.

Temida por pais e alunos, a recuperação final, por si só, nem sempre é eficiente para um aprendizado saudável. Por isso, é essencial que a escola realize algumas ações diferenciadas, para auxiliar no desempenho escolar de alunos com notas baixas e evitar o estresse no final do ano.

Para Cleonice Loureiro Martini, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Mary Ward, localizado na zona leste de São Paulo, para incentivar um aprendizado saudável, a escola deve ter um ambiente acolhedor, que preze pelo convívio social.  “Incentivamos o bom relacionamento entre os alunos, professores e funcionários, valorizando o diálogo e respeito às diferenças. A aprendizagem deve ocorrer de forma significativa e interativa”.

De acordo com Cleonice, no Mary Ward o processo de recuperação ocorre de duas formas – contínua e a cada trimestre. “Durante as aulas é o contínuo, em que o professor identifica alunos que não estão assimilando o conteúdo trabalhado e oferece atividades diferenciadas. Já a recuperação ao final de cada trimestre é oferecida ao aluno que ainda está com dificuldades para recuperar suas notas”, relata a orientadora.

Cleonice também ressalta que não cabe somente à escola o papel de educar. “O apoio dos pais no desempenho escolar dos filhos é de grande importância. Cabe aos pais ofertarem às crianças apoio e auxílio quando necessário. Quando um aluno não está se desenvolvendo muito bem, sua primeira preocupação é achar que está decepcionando aos pais. Com o apoio dos adultos, ele se sentirá amparado e mais seguro para enfrentar os desafios”, destaca Cleonice.

Para ela, os motivos que levam um aluno a apresentar problemas em seu desempenho escolar podem ser de fundo físico e até mesmo emocional. “Alguns apresentam dificuldades que necessitam da ajuda de um profissional, como no caso de dislexia, disgrafia e a alteração do processamento auditivo, e há aqueles que apresentam questões emocionais, como por exemplo, a troca de escola. O importante é entender e respeitar que cada criança é única e necessita de um olhar diferenciado e afetuoso diante das especificidades de sua necessidade”, finaliza.

Sobre o Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há 78 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.

 

 

Informações para a Imprensa – Mary Ward
Renata Rosa – renata@communicabrasil.com.br

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

Previous post

Shopping será ponto de partida  da Caravana Iluminada da Coca-Cola

Next post

Cinco lojas inauguraram no Catuaí Maringá no último mês

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.