Quando uma criança tira nota máxima em matemática ao mesmo tempo em que vai mal em educação física, o que acontece? Os pais passam a focar no problema e tentam corrigir desesperadamente a “nota baixa” para não perder o ano. Não seria melhor focar no refinamento do talento desta criança, aperfeiçoando exatamente onde ela está indo melhor?

Apesar de todos os pais desejarem que seus filhos sejam bons em todas as matérias escolares, nem sempre isso é possível. Então, como fazer para transformar este aluno em uma pessoa melhor no futuro? O ser humano tem uma ideia natural de desviar a sua atenção para as suas fraquezas e na visão da Master Coach, Bianca Caselato, isso mais atrapalha do que ajuda.

Mais do que se concentrar apenas nos pontos fracos, o ideal é tentar arrumar essas deficiências estimulando ao mesmo tempo as aptidões. Tanto a psicologia positiva quanto o coaching focado nos pontos fortes são ferramentas criadas para centralizar naquilo que a pessoa é boa:

 

“O interessante mesmo seria focar nos pontos fortes.  Isso significa refinar este dom e as pessoas nem percebem que isso é um talento.   Quando se descobre qual é este talento fica mais fácil para trabalhar nele, ter mais conhecimento e mais profundidade no assunto até transformar tudo em um ponto forte. Mais tarde isso será a chave para um profissional mais completo.”

Direcionando a pessoa desde muito jovem
É este o ponto que vai definir o propósito de vida de muitos estudantes. Muitas vezes nem percebemos o talento nato por ser algo muito óbvio – ou seja, nem é dado a devida importância:  

“Para uma cantora é tão normal que ela vá ao microfone que nem se dá conta de que ela pode aprender técnicas de respiração diferentes. Com isso ela será uma profissional melhor.  É possível aperfeiçoar pontos fortes ao invés de gastar energia com pontos fracos, claro, não descuidando do que está  precisando melhorar.” explica Bianca.

A especialista alerta que manter a atenção apenas no problema pode causar estresse já que a meta passa a ser tentar consertar aquilo que está errado e isso pode causar frustrações: “Essa não é uma atitude boa pois, estará forçando algo que não é natural dessa pessoa, exigindo um gasto de energia absurdo. O ideal é tentar corrigir os pontos fracos, claro, porém sempre dando mais força ao talento nato de cada ser humano.”

Bianca finaliza explicando que nós nem sempre seremos bons em tudo o que fazemos, porém reforçar alicerces do que está indo bem sem descuidar do resto é a chave para que haja o descobrimento – e consequente aperfeiçoamento –  do verdadeiro talento individual.

 

Foto: Divulgação/White77 Pixabay

Sobre Bianca Caselato
Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA – European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching.

 

Após uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e diagnóstico de empresas de todos os portes.

Bianca Caselato Master Coach Trainer

Rua Padre Anchieta, 2540 – Sala 1115, Champagnat – Curitiba, Paraná

http://biancacaselato.com.br/


KAKOI Comunicação
R. Gumercindo Mares, 119 – Vista Alegre, Curitiba – PR,
Fone:  (41) 3014-7662
www.kakoi.com.br

 

Previous post

Tecidos inteligentes e cores fortes dão toque fashion à academia

Next post

Evento reúne fotografias e gastronomia típica da América Latina

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.