Custeado por um site de financiamento coletivo, obra estimula debate e conscientização

Chegou à loja da Livraria Cultura do Shopping Curitiba a aventura infantojuvenil As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata, primeiro livro dos autores paranaenses Flávio St Jayme e Wemerson Damasio, inspirada nas maiores histórias de super-heróis publicadas mundialmente.

Nesta obra, o leitor vai conhecer Liz, Dan, Isaac, Sara e Gabriel: cinco adolescentes com habilidades especiais que vão parar em um lugar chamado Miramar, onde terão de lutar contra poderes e pessoas desconhecidas, enquanto aprendem a lidar com as próprias habilidades e com os conflitos típicos da idade para descobrir os segredos e mistérios do lugar.

As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata foi lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal pela Chiado Editora, e foi todo custeado por meio de um projeto de financiamento coletivo pelo site Catarse, que conseguiu mais verba do que o valor necessário para a publicação. Os autores estiveram presentes, em 2016, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizando o lançamento nacional da obra.

A história

Quantas vezes você já se sentiu representado em uma obra de ficção? Quantas delas você pode dizer que são brasileiras? Na literatura infantojuvenil é ainda mais difícil encontrar personagens que fujam do lugar-comum. Mas isso já está mudando. As referências pop e a fácil identificação estão em seriados, músicas e filmes de super-heróis e neste livro, que fala diretamente com os jovens leitores. A protagonista da história é Liz, uma adolescente ruiva, que ostenta com orgulho seus cabelos cacheados cor de fogo, mas ainda não descobriu qual é o seu poder. Ao seu lado estão Sara (menina negra com cabelo afro), Daniel, Gabriel e Isaac. Este último, gay assumido e todos eles com alguma “habilidade especial”.

É raro encontrar personagens tão diversos na literatura infantojuvenil, ainda mais a brasileira. Bem como uma protagonista feminina que não seja apenas uma donzela a ser resgatada. E As Crônicas de Miramar, escrito pelo professor Wemerson Damasio e o jornalista Flávio St Jayme busca preencher esta lacuna com uma história intrigante, repleta de conflitos, segredos, mentiras e amizade, onde os cinco protagonistas encontrarão sua força e se unirão para desvendar o grande mistério que ronda Miramar.

“Em um momento como o que vivemos, em que a diversidade e o respeito são cada vez mais importantes, chega a ser absurdo que jovens que não se encaixem em ‘padrões normativos’ não estejam presentes na literatura dirigida a eles”, diz Flávio. “Vemos crianças e adolescentes de todos os perfis na sala de aula diariamente, e muitos reclamam que não leem porque não se identificam com os personagens. Queremos mudar isso”, complementa Wemerson.

Hoje o livro já tem mais de vinte resenhas em sites especializados, que destacaram a obra como “envolvente” e “original”, chegando a compará-la com os livros da Coleção Vagalume, a chama-la de “Harry Potter à brasileira” e dando nota máxima. Nenhuma resenha foi negativa.

Para saber mais curta o facebook e fique por dentro das novidades: facebook.com/ascronicasdemiramar.

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

Previous post

Repertório eclético embala Menu Musical em março

Next post

Pequenas e médias empresas são quase 70% dos associados da Amcham-Curitiba

Página 1 Comunicação

Página 1 Comunicação