A escolha do regime tributário de uma empresa tem grande relevância em seu planejamento, uma vez que a opção equivocada do regime poderá trazer prejuízos para o empresário, impedindo o regular crescimento de seu negócio.

Se, por exemplo, o empresário optar pelo regime tributário do simples nacional auferir renda bruta superior aquela estipulada em lei, a empresa será multada.

Assim, é importante planejar o desenvolvimento da empresa, para melhor enquadrá-la.

No Brasil existem 3 tipos mais utilizados, são eles:

Simples Nacional

  • Empresas com margens de lucros médias e altas;
  • Custos operacionais baixos;
  • Transações com mercadorias não beneficiadas pela redução da base de cálculo do ICMS;
  • Não ter mercadorias no regime de Substituição Tributária; seus consumidores serem clientes finais.

Lucro Presumido

  • Margens de lucro acima dos limites de presunção;
  • Poucos custos operacionais;
  • Pouca participação nas despesas de folha de pagamento;
  • Ter o faturamento até R$ 78 Milhões.

Lucro Real

  • Possuir margem de lucro baixa ou prejuízo;
  • Custos de operação alto com alugueis, fretes, matéria prima e energia elétrica;
  • Possuir mercadorias no regime de Substituição Tributária;
  • Ter faturamento acima de R$ 78 Milhões.

Lembre-se sempre que o advogado especialista pode te assessorar no que diz respeito à representação jurídica para resolver as mais variadas situações.

Para mais informações: contato@fgsadvogados.com.br

Previous post

A verdade sobre o uso do aço em seu equipamento de reciclagem

Next post

13 destinos para se hospedar com a Vert Hotéis na Semana Santa

Diálogo Assessoria de Imprensa

Diálogo Assessoria de Imprensa

A Diálogo Assessoria de Imprensa é uma agência de comunicação criada pelo jornalista Edson Barros, que possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação empresarial. Como profissional atuante também em jornais diários, revistas segmentadas e sites, o jornalista conta com amplo conhecimento dos bastidores da profissão, o que é fundamental para levar a divulgação sobre sua empresa para os canais corretos. Ao longo dos anos, a Diálogo vem ajudando empresas dos mais diversos segmentos a se tornarem mais conhecidas na mídia, valorizando suas marcas e produtos através de reportagens em jornais, revistas, sites, rádio e TV. Conte conosco para levar sua mensagem adiante.