O álbum de figurinhas da Copa do Mundo é uma verdadeira febre no Brasil. Não é à toa que o país lidera o ranking dos aficionados pelas coleções, consumindo mais que o dobro do segundo colocado, a Alemanha. Aqui, são produzidas 40 milhões de figurinhas por dia, fazendo com que os brasileiros se mobilizem para trocar as carinhas repetidas.

 

Mesmo com os lugares de encontro e grupos na internet, as escolas ainda seguem como ponto preferido entre os jovens para, literalmente, trocarem figurinhas. Se antes o álbum da Copa era encarado como um empecilho durante o período letivo, hoje alguns colégios brasileiros aproveitam para utilizá-lo como ferramenta educacional.

 

É o que acontece no Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP) -, onde o professor de Língua Portuguesa, Ari Mascarenhas, notou que o material poderia ser utilizado para complementar as aulas e torná-las mais atrativas.  “Percebemos que o álbum da Copa trouxe aos alunos uma vontade de se aproximarem, compartilharem e conviverem com os outros sob o pretexto da necessidade de preencherem o álbum ou simplesmente encontrarem figurinhas raras. Passamos a pensar em como trazer esse instrumento unificador para a sala de aula”, afirma Ari.

 

Durante as aulas de Língua Portuguesa, os alunos desenvolvem atividades com foco na leitura e interpretação de textos sincréticos. E o álbum da Copa é utilizado como objeto de pesquisa, servindo de exemplo de como se confecciona um álbum e seu caráter de almanaque, cuja principal característica está no destaque de elementos “curiosos” e de enunciados apelativos para despertar o interesse dos colecionadores.   Em outra atividade complementar, elaborada pelo próprio professor, os alunos produzem suas próprias figurinhas com imagens dos jogadores, registrando as principais habilidades do atleta que o grupo considera indispensável para uma boa atuação em uma partida de futebol.

 

Para Ari, usar o álbum como ferramenta educacional é uma maneira de se aproximar da realidade dos jovens, permitindo observar como eles desenvolvem a capacidade de relacionar informações escritas e imagens em prol de um entendimento mais amplo sobre um determinado texto. “Os alunos se sentem mais inseridos no contexto das aulas. Para eles, é complicado ter uma atividade prazerosa fora da sala e ter que abandoná-la ao entrar em aula. Qualquer atividade que permita o contato com o mundo exterior deles é extremamente atraente e pode ser canalizada para os objetivos do programa”, comenta.

 

Segundo o professor, após adotar o material de maneira didática, a receptividade dos alunos em relação às atividades aumentou. “A aceitação deles é muito impactante e, o que mais chama a atenção, é como os alunos se sentem valorizados ao notarem que estão tratando suas brincadeiras com um olhar menos punitivo e mais agregador”, pontua Ari. “Quando os alunos percebem que um simples álbum de figurinha pode, através do afinamento do olhar, significar muito mais que um papel cheio de cola e cores, sinto que estão caminhando em busca de uma leitura de mundo extremamente libertadora, cuja autonomia será fundamentada pelo olhar crítico e questionador”, finaliza.

Previous post

Thermas Water Park terá shows de Luan Santana e João Bosco e Vinicius

Next post

“Mães Empoderadas” se reúnem para bate-papo em Maringá nesta quinta (10)

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.