Apesar de ter passado por 2017 com dificuldades, a expectativa é que o mercado de máquinas agrícolas apresente uma recuperação considerável neste ano. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a previsão é que o setor atinja um crescimento de 3,7% nas vendas. Além de influenciar os outros ramos de produção ligados à agricultura, essa melhoria no mercado de máquinas agrícolas reflete, também, nos produtores de matéria-prima para as indústrias de equipamentos.

Segundo Luiz Monegatto, Gerente Geral de vendas da América do Sul Atlântico da siderúrgica sueca SSAB, a venda de aço de alta resistência ao ramo de máquinas agrícolas praticamente dobrou. “O setor de máquinas agrícolas é muito importante para a SSAB e seguramente impacta em nosso negócio no Brasil, assim como em países vizinhos, especialmente na Argentina”, afirma Monegatto. “O mercado agrícola é conhecido por adotar muitas soluções tecnológicas, mas em termos de matéria-prima dos equipamentos, ainda há bastante espaço para evoluir para aços mais resistentes, que permitem equipamentos mais leves e sustentáveis”, pondera.

De acordo com ele, a siderúrgica obteve um aumento de 20% no número de clientes do setor. O gerente ainda afirma que o uso do aço de alta resistência em equipamentos agrícolas é recente comparado com as áreas de mineração, construção e elevação de cargas, e que vê nesse crescimento uma grande oportunidade para buscar novas soluções às demandas do setor.

A Anfavea confirmou que a produção de máquinas agrícolas teve alta de 1,8% em comparação a 2016, somando 54,9 mil unidades no ano passado. Esses dados mantêm o otimismo por parte das indústrias siderúrgicas, que fornecem a maior parte dos materiais para o setor. “Nós acreditamos fortemente que o mercado agrícola irá contribuir para manter uma taxa de crescimento acima dos setores mais usuais”, afirma Monegatto. “A indústria siderúrgica se baseia nas premissas de crescimento de PIB, por se tratar de uma indústria de base. Entretanto, como nossos aços são considerados uma nova tendência no setor, nosso crescimento tende a ser muito maior”, completa.

Previous post

Apaixonadas por moda agitam evento solidário em Shopping de Londrina

Next post

Vídeo “Maternidade sem Roteiro” compartilha histórias de superação de três mães

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.