O mercado de trabalho já aceitou a figura do freelancer – ou freela, como é popularmente conhecido. Pois saiba que esta modalidade que une profissionais liberais e empresas para projetos específicos (chamado no meio de “job”) possui um braço contábil por trás. Em outras palavras: quem faz freela precisa declarar esses rendimentos de formas específicas para o Imposto de Renda.  

Essa busca pela profissionalização está reduzindo trabalhos realizados na informalidade já que as dificuldades vem crescendo com um maior cerco da Receita Federal e até mesmo dos próprios clientes, que optam por quem pode dar mais confiança no serviço ou no produto.

Marcos Rodrigues, CEO do Contabfácil, ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs, explica que existem duas formas de se fazer a contabilidade de um freelancer.

Uma das alternativas é que este profissional faça tudo na Pessoa Física e neste caso é necessário incluir na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física no mês de abril todos os valores que recebeu:

“Se foram um ou dois trabalhos ao longo do ano, isso já basta. Agora, se o volume de jobs for maior e os trabalhos mais constantes, é preciso fazer o que chamamos de carnê-leão. Ou seja, todos os meses é,preciso fazer a apuração do que recebeu na pessoa física, sempre lembrando que algumas despesas são dedutíveis, e se faz um pagamento da DARF dos meses em que teve trabalho. No final do ano fecha tudo com para o Imposto de Renda Pessoa Física.”

A outra maneira seria que este profissional  ter uma empresa e, a partir de então, dar nota normalmente. Marcos Rodrigues lembra que neste caso não interfere o fato do freelancer possuir um emprego regular ou não: “É possível trabalhar como empregado em uma empresa através de CLT em uma empresa e ter um negócio próprio apenas para poder prestar freela.” completa.

Foto:  Divulgação

Sobre o Contabfácil
Localizada em São Paulo, o Contabfácil está presente em todo o território nacional levando agilidade, praticidade e economia nas questões contábeis de quem está enquadrado no Simples Nacional, de quem é médico ou microempreendedor individual. A ferramenta foi desenvolvida para desburocratizar o cotidiano contábil de quem está enquadrado nestas categorias.

Acessando o Contabfácil você pode saber sobre isso no chat, www.contabfacil.com.br

Fonte: KAKOI Comunicação
Fone:  (41) 3014-7662
www.kakoi.com.br

 

Previous post

Minicidade no Catuaí ensina respeito no trânsito

Next post

Demian Maia promove seminário internacional de Aikido em São Paulo

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.