A perda de produtos prontos retidos em tubulações de linhas de envase é motivo de grande prejuízo para as indústrias de processos, que produzem, entre outros itens, alimentos, bebidas, cosméticos, produtos farmacêuticos e químicos.

Para conscientizar os fabricantes da importância do combate ao desperdício, a Ultra Clean Brasil acaba de lançar uma ferramenta de cálculo inédita. Disponível para uso gratuito no site da empresa, a novidade permite identificar, de forma prática, o total desperdiçado por ano nas linhas de envase e a economia que pode ser gerada com a resolução deste problema.

“É comum identificarmos casos de indústrias que perdem mais de 600 mil litros de produtos prontos por ano simplesmente por que deixam resíduos parados no interior das linhas de envase. Para evitar o risco de contaminações e recuperar este conteúdo, é preciso fazer a higienização a seco das tubulações e não por meio do método mais comum no mercado, que ainda utiliza água e produtos químicos”, explica Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.

Para descobrir os eventuais prejuízos em sua linha de produção, as indústrias precisam apenas alimentar a calculadora criada pela Ultra Clean com o preço por litro ou quilo de seus produtos, a dimensão da linha de envase e o tempo de setup (período correspondente à limpeza do maquinário e ajustes entre a fabricação de um item e outro).

A calculadora apresenta os resultados em questão de segundos e, se o usuário desejar, a equipe técnica da Ultra Clean poderá preparar um relatório mais detalhado sobre como combater o problema do desperdício e alcançar economia.

A Ultra Clean Brasil disponibiliza para as indústrias a tecnologia norte-americana e patenteada UC System para a higienização a seco de linhas de envase. “Já temos no Brasil mais de 250 clientes dos mais diversos segmentos industriais que utilizam o sistema, entre elas, Johnson & Johnson, Coca-Cola, Novartis, Boticário, Basf, Ambev, Bayer, Arco, Granado, Bauducco e Seara”, informa o diretor de marketing da empresa.

O UC System é composto por um lançador pneumático que dispara, em alta velocidade, projéteis de espuma de poliuretano dentro dos tubos, tubulações e mangueiras das linhas de envase. A pressão exercida pelo projétil – mesmo em curvas, cotovelos e juntas em T ou Y – extrai os resíduos de produtos que de outra maneira iriam ficar presos nas paredes internas das tubulações. O sistema de limpeza também combate o biofilme microbiano, grande causador de contaminação nas fábricas.

A tecnologia destaca-se também pelo aspecto sustentável. A limpeza a seco é ecologicamente correta, realizada em segundos, e permite a recuperação total dos produtos, reduzindo ainda em até 50% o consumo de água e de sanitizantes na indústria.

Outros benefícios são a redução de tempo de setup, queda no volume de líquidos liberados para o tratamento de efluentes, e a insalubridade zero para os operadores encarregados da limpeza das tubulações.

Para conhecer a ferramenta de cálculo disponibilizada no novo site da Ultra Clean Brasil, acesse: http://ultracleanbrasil.com.br/pt/calculadora.html

Previous post

Cozinha gourmet, mas descomplicada

Next post

Colaboradores AbbVie e Fundação AbbVie Celebram Cinco Anos do Programa Global de Voluntariado, que Impacta cerca de 19 Milhões de Pessoas

Diálogo Assessoria de Imprensa

Diálogo Assessoria de Imprensa

A Diálogo Assessoria de Imprensa é uma agência de comunicação criada pelo jornalista Edson Barros, que possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação empresarial. Como profissional atuante também em jornais diários, revistas segmentadas e sites, o jornalista conta com amplo conhecimento dos bastidores da profissão, o que é fundamental para levar a divulgação sobre sua empresa para os canais corretos. Ao longo dos anos, a Diálogo vem ajudando empresas dos mais diversos segmentos a se tornarem mais conhecidas na mídia, valorizando suas marcas e produtos através de reportagens em jornais, revistas, sites, rádio e TV. Conte conosco para levar sua mensagem adiante.