A semana de aulas-show encerrou na quarta-feira (21), mas o evento segue até 1º de julho, com a participação de restaurantes com pratos promocionais  

A semana de aulas-show da 2ª edição da Temporada Gourmet do Catuaí Shopping aconteceu até a quarta-feira (20), com especialistas renomados da gastronomia revelando dicas e técnicas infalíveis de receitas que agradam a todos os paladares. O evento continua até o dia 1º de julho, com a participação de alguns dos melhores restaurantes das praças de alimentação com pratos promocionais.

A segunda-feira (18) foi marcada pela presença da especialista em vinhos Keli Bergamo. Com a participação de receitas incríveis do chef Pablo Lussich, a expert em uma das bebidas mais queridas do mundo deu dicas preciosas sobre como combinar os sabores dos pratos com os diversos tipos de vinho, ensinando também a escolher a melhor versão para cada ocasião. Os convidados, que foram recebidos já na entrada com a degustação de um espumante seco no formato “On Tap” – direto de uma torneira estilo chopeira -, tiveram a oportunidade de apreciar e harmonizar três tipos de bebidas diferentes com a entrada de Tartar de Salmão com Avocado e Granita Cítrica, Panceta Crocante com Canjiquinha Cremosa e Molho de Agrião como prato principal e uma sobremesa para lembrar a infância: Maçã Caramelizada, Pipoca Doce e Suspiro de Amendoim.

Usando como base o vinho chileno, que é consumido em larga escala no Brasil, Bergamo orienta que o sabor do vinho ou da comida não pode ser encoberto um pelo outro e sim, deve ser combinado para que ambos sejam valorizados pelo paladar. “Temos que aproveitar o que há de melhor no prato e no vinho”, afirma. Para conseguir esse feito, vale viver a experiência de casar todos esses sabores, considerando fatores como a temperatura do local e o encorpamento da bebida, já completando que lugares mais frios pedem vinhos mais leves. Os alunos da vez aproveitaram muito bem o tempo por ali para tirar todo tipo de dúvida que o assunto gera, que foi desde a diferença entre rolhas e tampas de rosca até o uso do decanter.

O Tiramisú Tropical foi tema de aula-show na Temporada Gourmet Catuaí na terça-feira (19), com apresentação da especialista Marcia Ariji, do ateliê de doces Hachimitsu. O pão de ló macio é embebido em xarope de café, entremeado por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhado com cacau em pó. Framboesas e maracujá dão cor e frescor à receita divina, decorada ainda com grãos de café.

A doceira mostrou detalhadamente cada passo da receita, desde o preparo do biscuit com farinha de trigo, amido de milho, açúcar cristal e clara de ovo, que é a base do doce. E revelou os truques e segredos para se obter a leveza do creme de mascarpone, que confere suavidade e delicadeza ao prato. “Essa é a mágica da confeitaria”, disse a chef sobre o show que é o preparo do típico doce italiano, apreciado mundialmente.

Já esta quarta-feira (20) teve um gosto para lá de brasileiro com o Escondidinho de Costela com Mandioca feito pela Daniela Zanoni, do restaurante Gelobel. A marca, que é londrinense de coração há mais de 20 anos, é especialista em dar sabores únicos a pratos simples, especialmente no que diz respeito às carnes, o que o tornou uma referência gastronômica premiada.

Ingredientes fáceis de ser encontrados e manipulados são a graça do prato. Itens como manteiga, requeijão e cheiro verde já dão uma pista de que o menos pode ser muito mais. Para a receita, tiras finas de costelas são priorizadas, já que dão um toque mais elegante ao prato. O molho de tomate in natura é uma dica à parte de Daniela. “Já consumimos muitas coisas com conservantes. Então, gosto dessa opção mais saudável”, explica. Por fim, a receita foi servida aos convidados em duas propostas: a “família”, que é montada com duas camadas de creme de mandioca e uma de costela no meio em uma grande travessa e a “especial”, bem no estilo finger food, em uma pequena travessa que pode ganhar um charme a mais acompanhando salada, encerrando o cardápio de delícias apresentadas.

 

Fotos: Roberto Francisco/Divulgação Catuaí Shopping

Previous post

Centro de Diagnósticos do Hospital e Maternidade Santa Joana inaugura serviços com foco em diabetes na gestação e doenças da tireoide

Next post

Festa Junina do Colégio Pio XII promove a paz como tema central

Página 1 Comunicação

Página 1 Comunicação