Os alunos dos 6ºˢ anos do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi em São Paulo, participam no dia 26 de junho, entre 18h e 21h, da ação “Uma noite no colégio”, que faz parte de uma série de atividades relacionadas ao estudo dos corpos celestes. O evento contará com um planetário inflável do projeto Domo Ciência, com projeções de imagens sobre astronomia: graças a um sistema digital de imersão virtual, os estudantes terão a oportunidade de fazer uma “viagem” para observar fenômenos naturais como se estivessem acontecendo em tempo real. O planetário tem capacidade para abrigar 50 pessoas, e temas de diferentes áreas do conhecimento tais como Biologia, Geologia, Meio Ambiente e outras, também serão abordados.

A atividade, que também contará com gincana com o apoio de iPads para pesquisa, contação de história e observação do espaço para identificar os principais corpos celestes, tem como principal objetivo ampliar a compreensão do aluno sobre o Universo e dos fenômenos astronômicos por meio de atividades práticas, além de desconstruir o conceito de astronomia como ciência estática e distante.

“A astronomia ainda é considerada algo distante dos alunos, e as atividades propostas têm por objetivo levá-los a perceber que todos estão inseridos no contexto cósmico, podendo questionar, produzir e aplicar os conhecimentos sobre este tema”, explica Sueli Freitas, coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Franciscano Pio XII.

Os alunos chegarão às 18h no Colégio e serão acolhidos com uma contação de histórias ao ar livre feita pela Professora Ana Dini, de Língua Portuguesa. Depois, serão organizados em grupos para uma gincana, que consistirá em perguntas sobre as principais constelações. “Serão lançadas questões para que cada equipe descubra o nome de uma estrela ou planeta e, após desvendarem o “enigma”, deverão encontrar no céu o astro em questão com o auxílio do aplicativo Sky View nos tablets”, explica a professora Andréa Angeli, de Ciências. “Assim, um ponto será dado à primeira equipe que responder corretamente a pergunta”, completa. Após a gincana, os alunos serão encaminhados à observação no planetário inflável, seguido do encerramento, às 21h.

A ação está inserida nos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Ciências, Língua Portuguesa, Geografia e História – este último com ênfase no tema mitologia. “Pretendemos aproveitar esta temática para relacioná-la às constelações, que tiveram suas formas e nomes influenciados por motivos mitológicos e religiosos”, diz a coordenadora.

Previous post

Bazar 'Saia da Rotina' chega ao Shopping do Carmo, com arte, adoção de gatos, dança e música

Next post

Jardim com 20 mil flores naturais e esculturas gigantes é nova atração de Shopping de Londrina

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.