A medicina fetal é uma área especializada dentro da obstetrícia que contribui para o acompanhamento da gestação de forma mais minuciosa, possibilitando assim o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças do feto e contribuindo para a garantia do bem estar e da saúde do bebê. As cirurgias fetais comprovam que os benefícios de intervenções durante a gravidez são realmente superiores aos das técnicas pós-parto e, ao longo dos anos, os resultados vêm se mostrando extremamente positivos e animadores para os profissionais de medicina e seus pacientes.

 

Atualmente, o método corrige com sucesso casos de obstruções de vias aéreas, tumores pulmonares, encefalocele, mielomeningocele (doença que afeta um em cada mil bebês nascidos vivos no país) e hérnia diafragmática congênita, que atinge um em cada 4 mil recém-nascidos.

 

Segundo o dr. Fábio Peralta, coordenador da área de Medicina Fetal da Pro Matre Paulista, trata-se de um avanço extremamente importante, pois a técnica é capaz de corrigir, principalmente, o defeito na coluna do bebê, prevenindo o acúmulo de líquor no cérebro, também conhecido como hidrocefalia. “Antes da cirurgia, era necessária a implantação de uma válvula cerebral na maioria destas crianças, sendo substituída, em média, quatro vezes ao longo da vida, objetivando a drenagem do líquor para a cavidade abdominal, para controlar a hidrocefalia após o nascimento. Hoje, a cirurgia a céu aberto, além de preservar os nervos e a medula do feto, reduz a necessidade de se implantar a válvula nestas crianças”, explica o especialista.

 

Em geral, cirurgias fetais são realizadas quando são detectadas situações que colocam a vida do feto ou algum órgão importante em risco. A cirurgia da mielomeningocele é uma exceção a essa regra, mas não totalmente, pois embora a doença não coloque em risco a vida do feto e nem cause lesão grave aparente do sistema nervoso, a presença da mielomeningocele dentro do líquido amniótico, pelo constante movimento do feto, provoca traumatismo das raízes nervosas. Isso pode ocasionar uma paraplegia ao nascer, caso o bebê não seja operado durante a gestação.

 

A Pro Matre Paulista conta com um serviço completo de Medicina Fetal. “A instituição oferece as mais avançadas técnicas para diagnóstico e tratamento do feto. A equipe atua de acordo com o que há de mais moderno no mundo para este segmento, disponibilizando todos os possíveis exames para diagnóstico e cirurgias intrauterinas, como para correção de mielomeningoce­le, ventriculomegalia cerebral, hérnia diafragmática, transfusão feto-fetal, obstrução urinária, anemias, entre outras”, ressalta.

 

Na área de diagnóstico, o serviço já é responsável por exames como biópsia de vilo corial, amniocentese e cordocen­tese, além dos exames regulares de ultrassonografia. “O nosso objetivo é que o serviço de medicina fetal da Pro Matre seja um exemplo de excelência e bons resultados, com visibilidade nacional e internacional. A medicina fetal merece muita atenção e cuidado por fazer parte de um atendimento multidisciplinar que envolve a obstetrícia e a neonatologia clínica e cirúrgica”, finaliza o dr. Fábio Peralta.

 

 

A técnica da cirurgia a céu aberto já comprovou sua eficácia e segurança para as pacientes e consiste em corrigir o defeito causado pela doença, deixando com que a gestação prossiga normalmente. Depois da cirurgia, a mãe permanece internada por uma semana, recebendo medicamentos para evitar contrações uterinas. O parto ocorre, em geral, por volta da 35ª semana – quando o normal é entre a 38ª e a 40ª semana.

 

Mais informações sobre a instituição podem ser obtidas em http://www.promatresp.com.br/.

Previous post

Hospital e Maternidade Santa Joana promove 3º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica

Next post

Vai panfletar? Cabos eleitorais têm direito à benefícios e garantias trabalhistas!

Máquina Cohn & Wolfe

Máquina Cohn & Wolfe

Criar, construir e proteger marcas para atingir os objetivos do cliente. Essa é a nossa missão.

Somos uma das maiores e mais respeitadas agências de relações públicas no Brasil e fazemos parte da Cohn & Wolfe e do grupo WPP.

Combinamos uma equipe de alto desempenho e experiência para atender demandas por serviços de marketing integrado para companhias brasileiras e multinacionais.