Alta taxa de ausência e pouca preparação para o exame refletem o baixo número de certificação

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) será aplicado no próximo dia 5 de agosto para cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o Brasil. O Encceja é uma prova para estudantes jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade regular.

Na última edição da prova, em 2017, apesar de o número de candidatos em busca da certificação do Ensino Médio ter aumentado, apenas 20% conseguiram a nota mínima em todas as áreas de conhecimento da prova. De acordo com os resultados do ano de 2017 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a taxa de ausência na prova foi de mais de 50%, dos quase 500 mil candidatos que realizaram as quatro provas que compõem o exame, pouco mais de 100 mil pessoas conseguiram a nota mínima para obter a certificação do Ensino Médio.

A coordenadora do curso de Educação para Jovens e Adultos do Centro Integrado de Educação Básica para Jovens e Adultos Uninter, Maria Tereza Cordeiro, avalia que a falta de tempo para preparação é o principal obstáculo dos candidatos. “Jovens e adultos desperiodizados acabam tentando a sorte sem terem o conhecimento básico para atingirem a nota mínima pela dificuldade de encontrarem tempo em meio as obrigações diárias. ”

Este é o segundo ano em que o Encceja é aplicado para a certificação do Ensino Médio no lugar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Para os candidatos que não obtiverem a conclusão do ensino médio, é possível aproveitar o resultado parcial das disciplinas concluídas e cursar especificamente as necessárias para terminar os estudos. ”, explica Maria Tereza.

A preparação à distância pode ser uma maneira de conseguir administrar a rotina de estudos dos jovens e adultos que estão à procura desta certificação. Na Uninter, uma nova turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância inicia em outubro. É possível solicitar aproveitamento de estudos caso o aluno já tenha concluído algumas disciplinas.​

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

Previous post

OAB Guarujá promove palestra sobre terceirização com Livio Giosa

Next post

Aluno da Uninter Feira de Santana recebe certificado de Honra ao Mérito

Página 1 Comunicação

Página 1 Comunicação