Com a ajuda de tecnologia sustentável, um dos maiores fabricantes de cerveja do mercado brasileiro aumentou a produção anual em 10,9 milhões de litros e obteve um crescimento de faturamento de R$ 33 mi no ano.

A informação é da Ultra Clean Brasil, empresa que fornece para indústrias a tecnologia patenteada UC System, de limpeza a seco de tubulações de linhas de envase.

Com o sistema, o fabricante de cerveja reduziu em 50% o tempo de limpeza de 8 linhas de envase de inox que transportam a bebida da produção até as garrafas. Antes, a higienização destas tubulações era feita com água e produtos químicos. Agora é a seco, com projéteis de espuma disparados em alta velocidade no interior dos tubos e mangueiras.

A tecnologia reduziu o tempo de limpeza de cada linha de envase de 30 para 15 minutos, totalizando um ganho anual de 730 horas de produtividade. O resultado são 10,9 milhões de litros de cerveja produzidos a mais por ano, considerando-se que a cada hora a cervejaria produz 15 mil litros da bebida. Como o fabricante comercializa o litro a R$ 3,00, o faturamento a mais no ano é de R$ 33 milhões.

O método também garantiu uma economia de custo de mão de obra no setup, como é chamado o período de ajustes e limpeza entre a produção de diferentes itens. Levando-se em conta que o valor da mão de obra no setup gira em torno de R$ 30,00 a hora, com as 730 horas ganhas a empresa reduziu o custo operacional no período de um ano em R$ 21,9 mil.

A fábrica de cerveja efetua a limpeza a seco e em questão de segundos das tubulações com auxílio da tecnologia patenteada UC System. Além de assegurar o aproveitamento total do que é produzido na fábrica, o método garante uma economia de 50% de água, pois o líquido agora só entra na etapa final do processo.

“Podemos afirmar que todas as indústrias de bebidas que adotam a limpeza de linhas de envase com água e produtos químicos desperdiçam produtos, perdem mais tempo no setup e consomem muito mais água que o necessário. Estes problemas são eliminados com a limpeza a seco e em segundos da tecnologia UC System”, enfatiza Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil.

Desenvolvido nos Estados Unidos, o método patenteado UC System descontamina mangueiras, tubulações e tubos utilizados nas linhas de produção industriais que transportam e envasam produtos líquidos e semissólidos.

O sistema dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior destas tubulações. A alta pressão exercida pelos projéteis – mesmo em curvas, cotovelos e juntas em T ou Y – permite recuperar 100% dos produtos acabados com zero de perda ou desperdício. Além disso, o UC System combate o biofilme, um dos grandes causadores de contaminação em fábricas, e garante a limpeza final das tubulações com 50% menos água.

Ecologicamente correto, o UC System também proporciona redução significativa do volume de líquidos e produtos acabados enviados para o tratamento de efluentes e risco zero de insalubridade para os operadores.

De acordo com a Ultra Clean, o sistema já é adotado no Brasil por mais de 250 grandes indústrias dos mais diversos segmentos, entre elas Pepsico, Kraft Heinz, BRF Foods, Bauducco, M. Dias Branco, Arcor, Coca-Cola, Heineken, Johnson & Johnson, O Boticário, Granado, Bayer, Basf, Eurofarma, EMS, Roche e outras. Para mais informações sobre o UC System, acesse www.ultracleanbrasil.com.br

Confira vídeo sobre a tecnologia: www.youtube.com/watch?v=anTtqFk7E1A

Previous post

Nova Lei Trabalhista e eSocial podem reduzir processos trabalhistas

Next post

361° lança novo modelo Indoor: Horus 2

Diálogo Assessoria de Imprensa

Diálogo Assessoria de Imprensa

A Diálogo Assessoria de Imprensa é uma agência de comunicação criada pelo jornalista Edson Barros, que possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação empresarial. Como profissional atuante também em jornais diários, revistas segmentadas e sites, o jornalista conta com amplo conhecimento dos bastidores da profissão, o que é fundamental para levar a divulgação sobre sua empresa para os canais corretos. Ao longo dos anos, a Diálogo vem ajudando empresas dos mais diversos segmentos a se tornarem mais conhecidas na mídia, valorizando suas marcas e produtos através de reportagens em jornais, revistas, sites, rádio e TV. Conte conosco para levar sua mensagem adiante.