O Projeto desenvolvido com jovens entre 15 e 17 anos fornece referências teóricas de ideologias políticas e simulará debate e eleições no Colégio no dia 04 de outubro

O Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé, vai realizar uma simulação de debate eleitoral e eleições entre alunos no dia 04 de outubro, entre 7h30 e 13h, na própria instituição de ensino. A atividade faz parte do projeto de Alfabetização Política da disciplina de História e Atualidades, desenvolvido com alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é aumentar o repertório teórico dos alunos para que possam desenvolver postura crítica e identificar as diferentes ideologias que se escondem por trás dos discursos das eleições de 2018.

O Projeto começou no início do ano com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que produziram seminários e se organizaram em partidos políticos diferentes. Cada partido representa uma ideologia surgida no começo do século XIX até o final do século XX, tal como o liberalismo, anarcocapitalismo, anarquismo, socialismo científico, socialismo utópico e a social-democracia.

As terceiras séries do Ensino Médio agora vão, por meio de perguntas e respostas, discutir os temas mais importantes da atualidade (saúde, educação, moradia, transporte etc.), simulando o que acontece na vida real, nos debates de televisão mediados. Ao término dos debates, a platéia, composta por alunos dos nonos anos, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, vota nos candidatos à sua preferência por meio de cédulas de papel para definir quem irá para o segundo turno, que também será realizado no Colégio, até que haja um vencedor.

Para o professor Bruno Romano, que ministra as aulas de História e Atualidades, é de extrema importância promover o debate e aumentar o arcabouço acerca das ideologias políticas em sala de aula. “É um meio de oferecer um leque de possibilidades para que os estudantes possam reconhecer o que é esquerda, direita e suas ideologias a ponto de conseguirem ter maior discernimento perante um contexto partidário amplo”, conta.

O professor revela ainda que usou como gancho as atualidades para diferenciar um conteúdo bastante comum em salas de aula. “Como ideologia é um termo clássico em história, independente das eleições, sempre está em nosso conteúdo programático abordar o século XX, que é o período das ideologias. Mas claro, aproveitando que é ano de eleições tudo fica um pouco mais fácil na abordagem desse tema”, explica Bruno.

 

Sobre o Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há 78 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.

Previous post

Debate com candidatos sobre renovação política e escolha dos eleitores acontece na FESPSP

Next post

Patinador de velocidade brasileiro disputa BMW Berlin Marathon Inline Skating em Berlim

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.