Exibição do longa-metragem de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, será no dia 18 de outubro em Bituruna/PR

Em sua 2ª edição, a Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação, que acontece de 18 a 21 de outubro em Bituruna, no interior do Paraná, vai exibir 14 filmes, com a temática “Memórias que alimentam a tradição”.

A sessão gratuita da animação “Café um dedo de Prosa”, longa-metragem de Maurício Squarisi, codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, abre o festival, no dia 18, às 19h.

Todo o evento é gratuito, respeitando sempre a classificação de cada obra e a capacidade do local (até 190 pessoas). Para saber mais sobre o festival e conferir a programação completa, o link é http://www.micnossaterra.com.br/.

 

Café, um dedo de Prosa

A animação narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos – Vera Holtz e Wandi Doratiotto – em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo, por meio do desenho animado, muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira.

Em seu primeiro longa, o diretor Maurício Squarisi resgata questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins. Com 72 minutos, o filme “Café, um dedo de Prosa” é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, o filme estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes.

 

Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Maurício Squarisi nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também é cartunista, e desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ao lado de Wilson Lazaretti.  Com mais de 40 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. Empresas ou quaisquer interessados em saber mais e conhecer a metodologia do Núcleo para realização de oficinas, podem entrar em contato. O blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.

 

Serviço

“Café – um dedo de prosa” na Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação

Dia 18/10 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório Romilde Vanzin – Bituruna – PR

Rua das Orquídeas, nº 320 (no complexo da EPM Paulo Roberto Geyer)

Mais informações: https://www.facebook.com/micnossaterra

Entrada franca

Mais informações sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas: http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/

Previous post

O profissional deve aceitar um cargo menor que sua qualificação?

Next post

Aumenta o número de programas de pós-graduação no Brasil

A2N Comunicação

A2N Comunicação

A2N Comunicação é uma agência de prestação de serviços de Assessoria de Imprensa, Comunicação Empresarial, entre outras atividades.