Mercado de suplementos deve faturar R$ 2,5 bilhões em 2018, segundo ABENUTRI

 

Marco regulatório criado este ano pela ANVISA deve contribuir para o crescimento do setor nos próximos anos

 

São Paulo, outubro de 2018 – A Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI), que reúne as maiores corporações brasileiras voltadas para o segmento da suplementação nutricional, vai participar da Brasil Trading Fitness Fair 2018 (BTFF) – feira que reúne o mercado de trade fitness e wellness do Brasil. O evento acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, entre os dias 19 a 21 de outubro e vai reunir os principais fabricantes, importadores e distribuidores de suplementação esportiva, alimentação saudável e orgânica, fabricantes de roupas, acessórios e equipamentos para academias, boxes de crossfit e diversas modalidades esportivas.

 

O Mr. Olympia, o maior evento de bodybuilding do mundo, também vai ocorrer durante o evento e irá reproduzir o clima de Las Vegas no Brasil, criando grande espaço de negócios na BTFF para as empresas se relacionarem e venderem seus produtos aos compradores vindos de todo o país.

 

MERCADO – Os EUA, que têm o maior mercado do mundo e faturam US$ 7 milhões, crescem 5% já há muito tempo, porque já está saturado; no Brasil, nesse ano de 2018, a previsão de crescimento é de 15%. “O pico de crescimento do setor de sport nutrition foi em 2012, de 21%. Desde então, houve redução do percentual de crescimento, mas sempre avançamos”, explica o presidente da Abenutri, Marcelo Bella, que também é CEO da Black Skull. Segundo ele, a estimativa é de que em cinco anos, a partir de 2019, o mercado atinja um faturamento de R$ 5 bilhões (2024). “São resultados significativos, primeiro pelo cenário interno desfavorável e segundo se comparado aos Estados Unidos, que é o mercado mais forte neste segmento, com crescimento anual em torno de 5%”, diz.

 

De acordo com números da Abenutri, são comercializadas no Brasil mais de 500 marcas que pertencem a 100 empresas, sendo 70% nacionais e 30% importadas. Pesquisa feita em 2015 em cerca de 1000 domicílios, em sete capitais brasileiras, mostrou que em 54% deles, ao menos uma pessoa consumia suplementos.

 

“É muito importante destacar que os suplementos esportivos são produtos seguros e de eficácia comprovada por estudos científicos, com benefícios reais à saúde de atletas e de pessoas que buscam mais qualidade de vida”, conta o executivo.

 

Quando se trata do mercado de sports nutrition, segundo a associação, os produtos à base de proteína são os campeões de venda, com 65%. Em seguida vêm os aminoácidos e energéticos com 15% cada um e hipercalóricos com 5%.

No Brasil, há 2 anos, apenas 5% da população total consumia suplementos, número muito pequeno em relação à população potencial. Mas o nível de informações vem crescendo (médicos, nutrólogos, nutricionistas esportivos, até o curso de educação física inseriu matéria de nutrição. De 55 a 60 milhões de pessoas praticam atividades físicas, 30 milhões em academias regulares, clubes, condomínios, etc). Deste público apenas 10% consome suplementos hoje, o que significa que há um potencial de crescimento grande.

 

Marco Regulatório do Setor de Suplementação

 

Aprovado pela Anvisa em julho deste ano, o marco regulatório criou regras específicas para o setor de suplementos alimentares, nos quais estes produtos podem ser desenvolvidos adicionando em sua composição diferentes nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos. A nova regulamentação contribui para o acesso dos consumidores a suplementos alimentares seguros e de qualidade e ajuda a reduzir a assimetria de informações existente nesse mercado, sobretudo para evitar a veiculação de alegações sem comprovação científica.

 

O marco regulatório permitirá um avanço no crescimento do mercado. Isso porque, antes, produtos que eram considerados medicamentos específicos são classificados como suplementos permitindo, um aumento no volume de produtos englobados o que aumentará o patamar de faturamento do setor. A ABENUTRI ainda participou desde o inicio das discussões com a Anvisa para a implementação da nova regulamentação.

 

Sobre a ABENUTRI: Fundada em 2000, a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI) reúne as maiores corporações brasileiras voltadas para o segmento da suplementação nutricional, no uso fitness para a aquisição de massa muscular, força, perda de peso ou na busca de um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada e balanceada. Entre seus objetivos, está a ampliação de oferta desses produtos, lutar por um mercado mais ético e promover treinamentos, palestras, seminários e congressos relacionados à nutrição e boa saúde. Todos os associados da ABENUTRI comercializam produtos registrados nos órgãos públicos competentes e atendem aos requisitos exigidos pela legislação.

 

 

SERVIÇO:

 

Brasil Trading Fitness Fair 2018 ( BTFF)

Local: Expo Center Norte  – Rua A

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000

Data: 19 a 21 de outubro de 2018

Informações: http://www.btff.com.br/#

 

Previous post

WZ Hotel Jardins divulga novos nomes das acomodações

Next post

Black Skull lança produtos e apresenta atletas internacionais na Brasil Trading Fitness Fair 2018

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.