A visita, organizada pelo Núcleo Mulher da Associação, aconteceu na última terça-feira (2/10) com intuito de promover o desenvolvimento sustentável dentro das empresas

 

O núcleo Mulher da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) promoveu na última terça-feira, 2 de outubro, uma visita ao Telhado Verde, horta construída na parte superior do Shopping Eldorado. Para incentivar a sustentabilidade dentro das empresas, a ADVB organizou a visita para que este projeto pudesse inspirar e servir de exemplo de atividade sustentável aos empreendedores. “Acho o projeto fantástico e gostaria muito que outros shoppings pudessem desenvolver dentro da sua própria estrutura algo sustentável. Se nós fizéssemos isso em vários prédios, shoppings, nós teríamos uma qualidade melhor de ar. Agora que estamos na primavera, o Telhado Verde está perfumando São Paulo”, afirma Cristina Calligaris, vice-presidente da ADVB Mulher.

 

30 convidados da ADVB, entre associados e diretores, acompanharam a visita guiada ao telhado verde, com Ana Paula Araújo, recepcionista bilíngue do Concierge do Shopping Eldorado. Os participantes puderam conhecer os três processos de triagem, como a separação dos resíduos orgânicos e do material reciclável ainda na praça de alimentação; o setor de compostagem, que separa resíduos que podem danificar a máquina e mantém a qualidade do material; e a máquina de compostagem, que faz o processamento do composto orgânico para já destiná-lo ao plantio. Por fim, eles visitaram a plantação no telhado, que abrange 6 mil metros quadrados de horta.

 

Criado em 2012, o Telhado Verde tem o objetivo de dar um destino ecologicamente correto a cerca de uma tonelada de lixo orgânico gerado diariamente na praça de alimentação. Os restos de comida são utilizados como adubo para o cultivo da horta, reduzindo a quantidade de lixo jogado em aterros sanitários. “Visitar o Telhado Verde é sempre um aprendizado. Acho que se cada vez mais pessoas fizerem esse tipo de atitude, teremos um grande impacto positivo. É uma maneira muito bacana de transformar o lixo em vida”, conta Sílvia Tyrola, diretora de parcerias no núcleo Mulher da entidade.

 

O projeto foi um dos cases premiados no Top de Sustentabilidade 2017, promovido pela ADVB, que busca reconhecer ações ambientalmente e socialmente responsáveis. “Iniciativas como estas são impressionantes no meio de São Paulo: entre os prédios, sobre os prédios, uma área verde. Faz pensar o quanto é possível e fácil de fazer, não tem desculpa. Nós como educadores estamos aqui para ensinar esse exemplo, ensinar os jovens a replicarem isso em suas vidas”, destaca Elaine Bueno Silva, superintendente do Lar Sírio.

 

Dessa forma, a visita promovida pela ADVB busca estimular o desenvolvimento de atitudes sustentáveis nos empreendimentos, que impactem em seus consumidores. Para Patrícia Servilla, vice-presidente do Skäl Internacional de São Paulo e autora do Blog Marketing Places 50, o Telhado Verde virou uma atração turística da cidade de São Paulo e um modelo para todas as empresas transformarem a cidade cinza em verde. “É fantástico poder visitar esse lugar, eu sabia que ele existia, mas não tinha a menor ideia da complexidade de todo esse trabalho. É incrível ver que é um investimento das pessoas, de energia, de acreditar que pode ser feito, de que a gente pode mudar qualquer lugar por colocar as ideias em prática”, ressalta Patrícia. “Mais importante ainda são as metas que o Shopping, de fazer que em dentro de dois anos, 100% de todos os resíduos gerados sejam transformados, reciclados e reusados aqui dentro mesmo”, finaliza.

 

 

 

Sobre a ADVB – A ADVB® está completando 62 anos e é uma referência para a gestão empresarial no país, ao oferecer opções ricas e diversas para o relacionamento e aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de vendas e marketing e na direção das empresas. Cursos, palestras, fóruns, debates e eventos de premiação reúnem personalidades públicas e do mundo corporativo, propiciando ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de estratégias de gestão das organizações.

 

Previous post

Crianças “conhecem” a magia do Teatro na 1ª Mostra de Londrina

Next post

Outbrain promove 2ª edição do Publisher Summit Brasil na próxima terça (16)

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.