Imagine uma escola onde os alunos aprendem as disciplinas básicas, como português e matemática, mas também são preparados para o mercado de trabalho vivenciando o dia a dia de uma empresa. Parece uma ideia distante? No Colégio Humboldt – instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), isso já é realidade: 63 estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de assumir um posto no mercado de trabalho durante cinco dias, por meio do “Projeto Trabalho”. Essa iniciativa, que já existe há 21 anos, permite que os alunos conheçam a estrutura organizacional e hierárquica, os diversos departamentos, os processos de trabalho e a cultura organizacional das empresas, no próprio ambiente profissional. O projeto acontecerá de 01 a 05 de outubro e contará com a participação de grandes empresas, como Habib’s, Leschaco, Hamburg SÜD, HDI Seguros, Clínica Santa Isabella, Communica Brasil, DWB – Cursos no Exterior, entre outras.

Para Valdir Rasche, diretor pedagógico no Colégio, é dever da escola de preparar seus estudantes para o futuro. “A escolha da profissão certa e a possibilidade de vivências relacionadas às suas vocações são metas a serem alcançadas. Dar-lhes uma rápida noção de como funciona o dia a dia de uma organização é uma das formas de provocar reflexões sobre as carreiras profissionais, os processos de trabalho e de culturas organizacionais”, afirma.

Durante essa semana profissional, os alunos participarão do cotidiano das empresas como se realmente trabalhassem lá, passando pelos diversos setores da organização e colaborando com os funcionários em suas tarefas diárias, de modo que vivenciem as áreas que mais têm interesse em cursar na universidade.

Apesar de essa experiência ter o início marcado para outubro, o projeto já deu seus primeiros passos ao longo do ano, quando os alunos tiveram orientação pedagógica para que possam aproveitar melhor o estágio escolhido. Além disso, eles também participaram no mês de agosto da FEASP – Feira de Escolas e Empresas Alemãs de São Paulo, para que tenham contato com profissionais, universidades, empresas alemãs e alunos de colégios alemães e pudessem ter uma visão mais prática sobre cerca de 50 profissões, assim como entender como o idioma alemão pode ajudá-los em suas carreiras profissionais.

Previous post

ADVB promove palestra “A voz de uma mulher empreendedora transforma a sociedade”

Next post

Moda Para O Bem começa nesta quarta no Catuaí Maringá

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.