Não é mais uma opção e não tem como escapar. Todas as instituições de educação precisam estar integradas com o mundo digital. E pode ser desde a página do Facebook do colégio para os alunos interagirem até anúncios do Google para que faculdades apresentem seus cursos para novos alunos o até mesmo divulgarem notas das avaliações através de um portal interno.

Para o CSO da KAKOI Comunicação, Boby Vendramin, essa realidade é uma grande mudança de paradigma para todos. O especialista explica que as redes sociais e os sites – quando bem criados e gerenciados – são formas dos colégios adequarem suas metodologias levando em conta os hábitos dos alunos:

“O resultado tende a ser um aumento de performance. Um conteúdo multimídia animado tem um poder didático muito maior que um quadro negro e é muito mais fácil engajar e motivar quando faz-se uso de dispositivos em que os estudantes têm familiaridade. Também o fato desses gadgets terem módulos de acessibilidade pré-instalados que incluem as PCDs.”

Pais e responsáveis ficam por dentro de tudo
Aquelas notinhas de papel da diretora agendando uma reunião com os pais ou mesmo o boletim de notas que os alunos precisavam levar para os pais assinarem estão ficando no passado.  Hoje a comunicação com os pais e responsáveis pode ser resolvida através da tecnologia e recursos que permitam resoluções de diversas questões online:

“Sites ágeis e responsivos já não são diferenciais. É o mínimo que uma instituição de ensino precisa. Em um mundo onde mais de 70% dos acessos são oriundos de dispositivos móveis – e esse número aumenta a cada dia – é fundamental oferecer uma boa experiência para que os usuários não se sintam frustrados” explica Vendramin reforçando ainda que as redes sociais são excelentes ferramentas de relacionamento, SAC e interação das escolas com os pais.

Se a estratégia de marketing digital for bem feita e integrar todos esses canais, o custo por aquisição de aluno vai diminuir e a instituição poderá investir menos em outbound marketing.

Agenda Interativa
Ações como divulgação de festas da instituição ou regras de um passeio podem ser amplamente realizadas pelo meio digital. Existem diversas maneiras de divulgar eventos nas redes sociais como Event Pages, álbuns, vídeos, posts, etc.  Mas é preciso ter um profissional ou uma equipe de comunicação especializada cuidando destes assuntos pois algumas ações engajam mais, outras menos:

“Não existe receita de bolo. Para escolher o formato correto é necessário fazer testes, avaliar resultados e aprimorar o processo constantemente. Para avaliar da maneira correta é preciso um trabalho conjunto do departamento de marketing da instituição e a agência digital.” alerta Boby.

Terceiros também podem se beneficiar
E não são apenas as escolas que saem ganhando com boas práticas na Internet. Pontos comerciais como a cantina do colégio, a papelaria interna e até mesmo empresas de transporte escolar podem se beneficiar de ações como anúncios do Google.  Isso é possível através de anúncios online que segmenta campanhas geograficamente para os entornos das instituições ou até de acordo com interesses específicos:

“Se eu tenho uma empresa de vans escolares eu consigo criar uma campanha para pais e mães de crianças de até X anos, com a faixa etária, Y e Z, que tenham como interesse as instituições A, B e C. Com essa segmentação terei um público extremamente qualificado para direcionar minhas campanhas.” finaliza Boby Vendramin.

Foto: Pixinio

Sobre a kakoi Comunicação
A kakoi Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

 

Para saber mais, acesse: www.kakoi.com.br

Previous post

Evento no Catuaí Shopping vai reunir blues, beer e beef

Next post

IT Day terá como Keynotes Paulo Palaia, CIO da Gol, e Renata Zepelini, Diretora de TI do McDonald’s Brasil

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.