“Oceano Plástico”

Neste domingo, 24 de fevereiro, das 10h às 18h, um dos artistas plásticos mais ativistas de sua geração realiza a intervenção “Oceano Plástico”, utilizando balão gigante em formato de baleia para alertar o público sobre o lixo plástico presente hoje nos oceanos e suas consequências na vida marinha

Projeto artístico e ambiental criado por Thiago Cóstackz, o S.O.S Terra completa 10 anos, após ter percorrido lugares longínquos do planeta   e usado o poder da arte para chamar a atenção sobre impactos da ação humana na vida no planeta.

Recém-chegado de sua mais recente expedição, a S.O.S – Tupiland Goes to Greenland, na qual foram percorridas regiões do Ártico como a Groenlândia e áreas da Floresta Amazônica, o artista retornou com um vasto material e a constatação da presença do plástico como o lixo mais comumacumulado mesmo em locais de natureza intocada.

Intervenção na Avenida Paulista terá baleia cachalote inflável de 7 metros, com barriga “alimentada” por lixo plástico

Neste domingo, 24, Cóstackz usará mais uma vez a sua arte para instigar o público sobre a questão da poluição dos oceanos por plásticos, lixo e presente hoje nos corpos de quase todos os seres marinhos e detectados, sobretudo, depois da descoberta da partícula de microplástico. 

Em frente ao Shopping Center 3, o artista instalará umbalão gigante, no formato de uma baleia cachalote, com cerca de 7 metros de comprimento. A baleia foi confeccionada com barriga transparente e “alimentada” com lixo plástico, acumulado por voluntários durante uma semana. A ideia é mostrar  o volume de lixo que um animal deste porte poderia consumir no mesmo período.

Durante o evento, participantes do S.O.S Terra estarão embaixo do balão para interagir com o público, conscientizando-o sobre a causa. Para Cóstackz, o local escolhido para fazer um novo alerta não poderia ser outro. “Além de ser palco de todo o tipo de manifestações, a Avenida Paulista aos domingos reúne pessoas a passeio, sem pressa e dispostas a contemplar arte ou absorver reflexões que possam contribuir para uma sociedade mais consciente e que impacta menos no planeta”, afirma o artista.

A estrutura da baleia será alimentada por gás hélio doado pela empresa Air Liquide, principal patrocinadora da ação no Brasil e no exterior, juntamente com o aplicativo Rhapidus.

Sobre Thiago Cóstackz:

Thiago Cóstackz é artista plástico brasileiro, multimídia, documentarista e ativista ambientalNos últimos 10 anos esteve envolvido em mais de 50 ações pelo Brasil e em países como Rússia, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália, além de intervenções em lugares como o Oceano Glacial Ártico, Atlântico Sul, Caatinga e Florestas tropicais. Colaborou com astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de Direitos Humanos no show The Wall, realizado no Brasil em 2012. Seu engajamento ambiental lhe rendeu uma homenagem do Ranking Benchmarking Sustentável, entregue no MASP, em 2012, onde também fez uma exposição. Foi durante seis anos Embaixador Nacional de Sustentabilidade da marca alemã Puma Sports e realizou, de forma pioneira, em 2014, a 1º expedição artístico-científica já registrada por 10 lugares ameaçados no “Planeta”, que percorreu mais de 62 mil km instalando obras que faziam conexão com problemas ambientais nestes locais. Esta expedição originou o livro e o documentário o Caminhando sobre a Terra, com direção de Cóstackz, neto de uma índia potiguar e de imigrantes do leste europeu.

Intervenção “Oceano Plástico”, com o artista Thiago Cóstackz

Data: domingo, 24 de fevereiro, das 10h às 18h

Local: Shopping Center 3, na Avenida Paulista 2.064, São Paulo – SP

Projeto S.O.S Terra:

Patrocínio: empresas Air Liquide e Rhapidus

Equipe S.O.S Terra 2019: Thiago Cóstackz, idealizador e artista; Ana Gabriela Cóstackz, produção; Lucas Manhani, engenheiro civil e tradutor; Patrícia Alves, fotografa; Suzane Sena, produtora

O projeto S.O.S Terra foi realizado com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do Programa de Ação Cultural – PROAC do Governo do Estado de São Paulo.

Shopping Center 3: Avenida Paulista, 2064 – Cerqueira César

Tel: (11) 3285-2458, www.shoppingcenter3.com.br

Mais informações à imprensa: CLARA Comunicação

Tel.:(11) 3667.9136, 3667.4065, 99614 9901

E-mail: clara@claracomunicacao.com.br

Previous post

Culinária do norte da Itália é destaque no Ca’d’Oro, em São Paulo

Next post

Restaurante e Pizzaria Copan tem como destaque sabores da culinária paulistana

CLARA Comunicação

CLARA Comunicação