Falta de planejamento pode levar negócios à falência.


Os empresários atuam (ou deveriam atuar) com estratégia em negócios, e nesta seara entender de assuntos como fluxo de caixa, demonstrativos de resultados, estratégias de contratação, técnicas de negociação de compras e de redução de custos inteligente pode salvar qualquer negócio.  Essas feridas causam rupturas quase que imperceptíveis, mas que com o passar do tempo vai secando qualquer possibilidade de salvar o negócio.

Na análise de Sidinei Augusto, especialista em mentoria da K.L.A. para Curitiba, a maioria dos empresários pensam que não precisam curar estas feridas e procuram uma ajuda profissional apenas quando estão com os seus negócios prestes a entrar na UTI, ou seja, quando tudo já está indo mal:

“O problema é que nesta etapa em que tudo está indo mal pode ser tarde demais para consertar. E tudo se resume à falta de planejamento, a grande dor de parte dos empresários. Muitos acham que não precisam planejar, nem tem a noção e nem o domínio sobre o lucro da empresa. O empresário até sabe quanto é o faturamento, mas não quanto se lucra.  A empresa acaba seguindo em direção ao óbito em um médio prazo pois o que faz uma empresa permanecer viva é o lucro, não apenas o faturamento.”

Sidinei alerta que apenas o faturamento pode fazer que o negócio sobreviva por um tempo, mas chega um momento que sem o lucro tudo pode acabar. Este tema precisa ser prioridade. Os empresários precisam entender como utilizar a inteligência estratégica para negociações de dívidas, por exemplo.

“A ferida mais indolor está justamente na questão do lucro, seguida da redução de custo. Errar nestes dois pontos impacta negativamente de maneira direta o empresário que não possui o hábito de controlar o lucro do seu próprio negócio” complementa Sidinei.


Sobre Sidinei Augusto

Nascido em São Manuel, interior de São Paulo perto de Bauru. Sidinei Augusto começou sua vida profissional aos oito anos de idade ajudando nos negócios agrícolas da família. A sua primeira formação foi como técnico mecânico o que o levou a trabalhar em indústrias na área operacional. Não demorou muito para cursar Ciências Econômicas pela UNIFA (hoje é filiada à Fundação Getúlio Vargas) e matemática na UNISALESIANO em Lins, São Paulo, e atuou como professor na rede estadual de ensino em São Paulo. Fez MBA em gestão empresarial pela FGV com complementação na Babson College MBA, nos Estados Unidos ,sem contar outras formações pontuais através de instituições como Fundação Dom Cabral.

Sobre a K.L.A.

Fundada em 1998 por Edílson Lopes, o Grupo K.L.A. é hoje  uma das Maiores Empresas da América Latina em Educação Empresarial.  Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a K.L.A. atualmente está em todo o território nacional em mais de 50 escritórios atuando no formato de licenciamento, sendo hoje líder em realização de eventos empresariais na América Latina.

Previous post

Vila Verde Catuaí no ritmo da folia

Next post

TRT de Goiás adere à tecnologia de ponta da Ewave para Backup

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.