Existe um processo obrigatório que atesta que o colaborador está em perfeitas condições para exercer todas as funções dentro de uma empresa chamado exame admissional. É este documento que garante e amplia a segurança tanto para os funcionários quanto para os empregadores. Os exames admissionais são obrigatórios por lei e o custo deste exame não é do funcionário, mas sim da empresa que está contratando:

“Essa informação precisa ir para a base do E-social, tanto admissional quanto os exames periódicos. Se a empresa não tiver este exame em dia há o risco de multas além de um possível processo trabalhista no futuro. Neste caso todas as alegações do funcionário serão consideradas verdadeiras alegando que a doença foi adquirida dentro da empresa” explica o analista de rotinas trabalhistas da RH NOSSA, Ricardo Huelsmanm.

– Para o funcionário, a segurança é de que ele está apto para realizar suas atividades na organização e, caso caso aconteça algum tipo de acidente, ele será indenizado.

– Para a empresa, a segurança está no fato de que o funcionário está apto para exercer sua função e que o trabalho irá ser realizado – além de se proteger por alguma doença pré existente no colaborador.

De tempos em tempos…

Ricardo lembra que o tempo entre os exames periódicos depende do tipo de trabalho. Os trabalhadores expostos aos riscos ou situações de trabalho que impliquem o agravamento ou desenvolvimento de alguma doença ocupacional – ou para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas – os exames deverão ocorrer uma vez por ano ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho.

Já os demais trabalhadores precisam fazer anualmente quando menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade e a cada dois anos para quem está entre essas duas idades (18 e 45).

Sobre a Nossa
Criada em Curitiba no ano de 1993, a NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.


Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br

Previous post

Os medos infantis no palco do Clubinho

Next post

"Virtual Experience", atração para todas as idades

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.