O apelo dá-se no âmbito do Programa Nacional de Imunização, com  vacinação gratuita até 31 de maio.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e sua Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas  recomenda aos pacientes com doenças reumáticas que procurem os postos de saúde para vacinar-se contra a gripe, até 31 de maio.  A vacinação começou dia 10 de abril, priorizando crianças até 6 anos, e gestantes e idosos (acima de 60 anos); a partir desta quinta-feira, a vacinação gratuita cobre outros grupos, incluindo os pacientes reumáticos.

A SBR alerta que a gripe, um quadro infeccioso causado pelo vírus influenza, traz riscos adicionais a pacientes de doenças crônicas. “Esses pacientes são, exatamente, os mais propensos a desenvolver formas graves da gripe pois, além de conviverem com um sistema imunológico alterado, enfrentam os efeitos imunossupressores de seus tratamentos”, informa a Dra Gecilmara Salviato Pileggi, e presidente da Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas da SBR. Ela lembra que, segundo cálculos da Organização Mundial da Saúde, 700 milhões de pessoas entre crianças e adultos – o equivalente a mais de o dobro da população total dos Estados Unidos – sofrem, todos os anos, de severas complicações de saúde por terem doenças crônicas e ficarem gripados.

“Infelizmente, no entanto, poucos pacientes com artrite reumatóide e artrite psoriática efetivamente se vacinam, já que a recomendação da vacinação contra influenza para esses casos específicos é desconhecida da população”, comenta a médica. “Em caso de dúvida, recomendamos que os pacientes conversem com seus médicos”.

Programa Nacional de Imunização

O Brasil oferece gratuitamente vacinas antigripais para diferentes públicos. A campanha nacional de vacinação promovida pelo  Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, até 31 de maio em ondas sucessivas, para atender a vários grupos, como crianças até 6 anos, idosos e gestantes, pacientes com doenças crônicas e imonocomprometidos, como é o caso das doenças reumáticas.

As vacinas para a gripe disponíveis no Brasil, trivalente ou quadrivalentes, são todas inativadas, isto é,  desenvolvidas a partir de vírus mortos, portanto, sem capacidade de causar doença e sem restrições de uso em populações que têm o seu sistema imunológico comprometido, alerta Dra. Pileggi.

Mais sobre a SBR – A Sociedade Brasileira de Reumatologia, que  completa 70 anos de atividades em 2019,  é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e da especialidade no Brasil. Hoje, conta com cerca  de 2 mil associados, distribuídos em 24 sociedades regionais estaduais e mantém assessorias e comissões científicas por áreas de especialidade, além de representações em associações médico-científicas nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. A SBR é responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba quase 120 doenças inflamatórias crônicas. É filiada à  AMB – Associação Médica Brasileira que,  em 2018, outorgou à  SBR certificado de boas práticas em gestão. Para mais informações, acesse www.reumatologia.org.br e siga suas ações, iniciativas e novidades pelo Facebook (@sb reumatologia) e Twitter.

Previous post

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas leva oficina de desenho animado a alunos de escola pública de Hortolândia

Next post

Ovos e Coelhos de Chocolate de Todos os Tipos e Origens: Dicas do Pátio Higienópolis para a Páscoa

SPMJ Comunicação

SPMJ Comunicação

Especializados em mídia a SPMJ Comunicação é uma agência dinâmica, habilitada para diversos serviços de comunicação empresarial. Criada em 1986, a SPMJ nasce na efervescência de um novo contexto global: tecnologias midiáticas inovadoras começavam a surgir, a comunicação digital posicionava-se para derrubar as velhas fronteiras, prestes a tornar o movimento virtual o ritmo do cotidiano.

Durante esses 28 anos de história, nos quais novos modelos informacionais nunca cessaram de aparecer, a SPMJ acumulou experiência para transformar-se em guia privilegiado - e personalizado - no preparo de empresas, entidades e movimentos às especificidades dos novos tempos.

Em parceria com grandes agências espalhadas por todos os continentes, atendemos países e corporações de renome mundial nas áreas de aviação, tecnologia, indústria naval e petrolífera, ciência e saúde, educação, cultura e entretenimento, turismo, comportamento, consumo e finanças. A diversidade de segmentos compreendidos em nosso escopo de atuação não apenas atesta o caráter singular da empresa, como, também, demonstra preparo e estímulo para sempre aceitar novos desafios. Para onde o futuro apontar, a SPMJ Comunicação seguirá o mesmo caminho.