O mesmo Brasil que é conhecido por suas grandes bacias hidrográficas também tem atualmente um alto índice de desperdício da água tratada. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil com a GO Associados, oito estados do país perdem mais da metade da água no processo de distribuição, gerando prejuízo de R$ 11,3 bilhões só em 2017. O valor é superior ao total de recursos investidos em saneamento no país durante o ano.

Dos oito estados, cinco estão no norte e nordeste. Roraima tem maior índice de perda, antes de chegar a casa do consumidor cativo 75% da água fica pelo caminho. Isso significa que a cada 100 litros de água tratada 75 não vão para o seu destino. A perda equivale a 38%, quantidade suficiente para encher 7 mil piscinas olímpicas por dia.

Como o desperdício interfere nas companhias de saneamento
Para o Engenheiro Marcelo Depexe, da Gerência de Desenvolvimento Operacional da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, as perdas de água impactam nos resultados operacionais e econômicos das empresas responsáveis:

“Faz-se necessário o investimento contínuo em ações de melhoria dos sistemas de abastecimento, atualização da infraestrutura de distribuição da água, pesquisa de vazamentos e controle da pressão. Além disso, é cada vez mais necessária a utilização de tecnologias para monitoramento e controle de variáveis.” afirma Depexe.

Tecnologia contra perdas
Existe uma tecnologia que ajuda na redução deste desperdício. A Ewave do Brasil desenvolveu a plataforma Takadu, ferramenta que consegue identificar e prevenir possíveis vazamentos, acidentes e desvios intencionais.

“A Takadu é sobretudo é uma ferramenta de analytics através de arquivos que mapeiam toda rede de distribuição, edita os vazamentos e previne possíveis desfalques e furtos.” afirma o vice presidente de Tecnologia da Ewave do Brasil, Ricardo Slomka.

A principal causa de desperdício aquífero é o fato de as fragmentações não serem identificadas imediatamente. A plataforma consegue recolher evidências que são deixadas na rede de distribuição e indicar a solução para o problema. Investir no software possibilitaria uma economia progressiva e reduziria o gasto dos Estados com sistema de saneamento em no mínimo 20%.


Sobre a Ewave
A Ewave do Brasil, parte do grupo israelense Ewave, atua no mercado brasileiro desde 2006 sendo um dos principais fornecedores de serviços de soluções de tecnologia do país em desenvolvimento e integração de sistemas, serviços de hunting e alocação de profissionais de TI. A Ewave trabalha em parceria com os principais fornecedores mundiais de plataformas tecnológicas como Delphix, IBM, Microsoft, Oracle, EMC e VMware além de ser premium partner da IBM, atestando a excelência na entrega de serviços e tecnologias IBM. “

KAKOI Comunicação

R. Gumercindo Mares, 119 – Vista Alegre, Curitiba – PR,

Fone: (41) 3014-7662

www.kakoi.com.br

Foto: Freepik

Previous post

"A Tartaruga e a Lebre" anima as famílias no Teatro do Clubinho

Next post

RH NOSSA em Gravataí: 50 vagas de emprego temporário

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.