O inverno começa oficialmente no próximo dia 21 de junho. Que tal programar uma viagem para um destino ao mesmo tempo rústico e charmoso? Estamos falando de Monte Verde (MG). Esse distrito de Camanducaia tem um dos climas mais frios da região Sudeste.

O frio das montanhas, o clima aconchegante, um vinho tinto e uma gastronomia diversificada, tudo isso em meio a uma natureza exuberante, são uma boa pedida, certo? Então, prepare as malas!

Monte Verde fica a 166 km de São Paulo e a 480 km de Belo Horizonte. Para chegar lá, siga pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) até a cidade de Camanducaia (saída 918) e, de lá, acompanhe as placas de sinalização. São mais 30 km de estrada asfaltada até atingir o portal da cidade e a principal avenida  da vila.

Conhecida por seu “clima europeu”, Monte Verde fica a mais de 1.600 metros de altitude, cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, e atrai muitos casais em busca de sossego e romantismo. Com mais de 150 meios de hospedagem entre hotéis e pousadas, Monte Verde pode acomodar em torno de 12 mil turistas (mais que o dobro do número de habitantes da cidade, que é de cinco mil).

Lá, o clima é frio e seco, portanto, não se esqueça de fazer a mala para o inverno, quando as temperaturas caem frequentemente para abaixo de zero, chegando a -10°C. Não chega a nevar, mas você verá, logo cedo, uma paisagem totalmente coberta de gelo – algo nada comum no clima tropical do Brasil.

A boa pedida, claro, é namorar em frente à lareira, saboreando o típico fondue da região. Mas o destino também possui várias opções de lazer, principalmente as ligadas ao turismo ecológico.

Você pode começar o passeio com uma caminhada pela manhã, já que o ar puro das montanhas e a mata exuberante da região são um convite ao trekking. A cidade possui oito trilhas principais e você pode começar pela Trilha do Pinheiro Velho, que começa na avenida principal e termina no aeroporto. Apesar de ser somente uma pequena pista com um hangar, o aeroporto é o mais alto do Brasil, a 1.600 metros de altitude. Nesta trilha, há um mirante, de onde se tem a melhor vista panorâmica de toda a vila, com as montanhas ao fundo. É de cair o queixo! E você ainda verá o mais antigo pinheiro de Monte Verde, com mais de 500 anos.

Para chegar ao topo da pedra conhecida como Chapéu do Bispo, que fica a 2.030 metros de altitude, há uma trilha de aproximadamente uma hora. Outra trilha bacana é a que leva ao topo da Serra da Mantiqueira, que fica exatamente na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Lá de cima, dá pra ver toda a cidade de Monte Verde, além de Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba.

Para fazer essas trilhas, não é necessário acompanhamento de guia, porque são todas leves, mas não deixe de usar um tênis confortável (e velho), porque o barro e a lama fazem parte da caminhada. Não se esqueça também de se manter hidratado e de usar protetor solar.

Mas, se você gosta de uma caminhada mais longa e pesada, pode fazer a trilha que liga Monte Verde a São Francisco Xavier. O caminho dura aproximadamente cinco horas e meia e deve ser feito com um guia local, já que há trechos por dentro de propriedades particulares e muitas bifurcações – você não vai querer se perder, né?

Você pode fazer algumas trilhas pilotando quadriciclos, motos, jipes ou mesmo de mountain bike ou a cavalo. Tudo pode ser alugado na cidade. Em Monte Verde, você ainda pode praticar montanhismo, arvorismo, rapel, paintball e patinação no gelo. Há uma pista que funciona o ano inteiro. Esse ano a cidadezinhas vai ganhar também um bar de gelo, prometido para a primeira semana de julho.

A gastronomia de Monte Verde é um charme à parte e bastante variada. Além da típica comida mineira, como o leitão à pururuca, a cidade possui muitos locais diferentes, como os de comida de origem europeia, típica de sua colonização. Você pode comer desde um strudel até uma truta criada livre de qualquer tipo de poluição. No restaurante Paulo das Trutas, você pode ver a criação e experimentar receitas de mais de 20 anos. Não deixe de provar também a carne de javali, os diversos tipos de queijo e os licores e doces caseiros, que você poderá levar para casa.

Monte Verde é ideal para passar um fim de semana ou um feriado prolongado, respirando ar puro e relaxando a vista com as lindas paisagens! Outras dicas de passeio são a Fazenda Radical, a Chácara Adélia para crianças e o fondue da Mont Vert, um dos mais saborosos da cidade.

ONDE FICAR

Pousada Pedras e Sonhos

A Pousada Pedras e Sonhos é cercada por enorme área verde preservada e oferece uma das mais espetaculares vistas dos seus cinco chalés decorados no estilo minimalista, com hidromassagem, persianas automáticas, frigobar, lareira, TV a cabo, aquecimento central e isolamento térmico-acústico. Na propriedade, há jardim de inverno panorâmico, trilhas pela Mata Atlântica, a exclusivíssima Casa da Pedra, com trilha e bosque privativo, deck para pequenos eventos e o restaurante Café com Arte, que serve café da manhã em estilo colonial e cardápio internacional.

Mais informações e reservas: https://www.pousadapedrasesonhos.com.br/

Pousada Jardim da Mantiqueira

A Pousada Jardim da Mantiqueira tem como conceito principal conectar os clientes com a natureza: observar uma infinidade de pássaros, borboletas ou esquilos e, à noite, admirar as milhares de estrelas do intenso céu azul, nas enormes e panorâmicas varandas das suítes, que se projetam no espetacular bosque de araucárias e bromélias. Por pequenas alamedas arborizadas, chega-se aos privativos e bem decorados chalés, cercados de muito verde, com jardins coloridos.

Mais informações e reservas: http://pousadajardimdamantiqueira.com/

Foto por: iStock / Isabel Fragoso Marin

Previous post

Conheça os exames de imagem que podem diagnosticar precocemente as principais doenças femininas

Next post

Apenas 3% dos brasileiros falam inglês fluentemente

Assimptur Assessoria de Imprensa

Assimptur Assessoria de Imprensa

A notícia pode ser uma das alternativas mais interessantes para promover a imagem, os produtos e os negócios de sua empresa. A Assimptur Assessoria de Imprensa sabe como fazer isso. Com uma vasta experiência no mercado, a Assimptur oferece serviços que vão transformar o dia-a-dia de sua empresa em notícia nos mais variados meios de comunicação do Brasil e da América Latina.