Biofilme em tubulação

Quando se fala em qualidade e segurança na produção, o combate ao biofilme ganha cada vez mais visibilidade, já que este é um dos tipos de contaminação mais temidos e responsável por prejuízos milionários nas indústrias.

O biofilme é formado por uma complexa comunidade de microrganismos (bactérias, parasitas, fungos, protozoários, etc.) que se instalam em superfícies sólidas/interfaces e são envoltos em uma matriz altamente resistente (formada por polissacarídeos). 

Com a proliferação indesejada do biofilme, diversas atividades na indústria ficam comprometidas e grandes prejuízos acontecem, como: a biocorrosão de materiais, como o aço inoxidável; o entupimento de tubulações; e Focos de contaminação por microrganismos patógenos e deteriorantes. 

Combate ao biofilme

O combate ao biofilme que se forma nas tubulações (linhas de distribuição de insumos e/ou produto final) costuma ser feito com detergente e sanitizante.

Mas, como os biofilmes tornam as bactérias mais resistentes, elas acabam ficando  protegidas desses produtos. O motivo é que as matrizes atuam como uma barreira que impede o sanitizante de alcançar seus sítios de ação. 

Mesmo com a utilização de soluções químicas mais potentes durante o procedimento, não se consegue remover por inteiro o biofilme e os resíduos rapidamente reconstituem a camada contaminante, formando novas colônias. 

Uma alternativa eficaz para acabar com todas as camadas de biofilme é o sistema de limpeza a seco Ultra Clean.  O sistema é composto por lançador pneumático, bico que se conecta à tubulação e projétil, que é o agente realizador da limpeza.

De acordo com a Ultra Clean Brasil, enquanto a eficácia do sanitizante depende muito da aderência, tipo de microrganismos envolvidos e estado de desenvolvimento que se encontra o biofilme, a tecnologia UC System combate o biofilme independente do seu estágio de crescimento, dos microrganismos envolvidos e demais características.

Isso porque o projétil é empurrado por ar comprimido de alta pressão e percorre todo o circuito das tubulações existentes nas linhas de fabricação da indústria.

Ao ser impactado pelo ar comprimido, o projétil recebe o poder de “escovação” nas paredes internas das instalações, o que não seria possível numa limpeza convencional, já que tanto o sanitizante quanto o detergente estão em estado líquido e por essa razão não há atrito com a superfície.

Segundo o fabricante, a tecnologia Ultra Clean System garante a eliminação completa dos focos de contaminação, com eficácia e em muito menos tempo.  Somente assim é possível preservar os insumos utilizados pela indústria contra a contaminação e não comprometer lotes inteiros somando prejuízos.

Para mais informações sobre a tecnologia da Ultra Clean System, acesse: www.ultracleanbrasil.com.br

Ultra Clean Brasil

(11) 5052-3244

ultraclean@ultracleanbrasil.com.br

www.ultracleanbrasil.com.br

Previous post

Feira da Cerveja celebra o Dia dos Pais com degustação gratuita

Next post

Plataforma que promove turismo de bem-estar chega ao mercado brasileiro

Diálogo Assessoria de Imprensa

Diálogo Assessoria de Imprensa

A Diálogo Assessoria de Imprensa é uma agência de comunicação criada pelo jornalista Edson Barros, que possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação empresarial. Como profissional atuante também em jornais diários, revistas segmentadas e sites, o jornalista conta com amplo conhecimento dos bastidores da profissão, o que é fundamental para levar a divulgação sobre sua empresa para os canais corretos. Ao longo dos anos, a Diálogo vem ajudando empresas dos mais diversos segmentos a se tornarem mais conhecidas na mídia, valorizando suas marcas e produtos através de reportagens em jornais, revistas, sites, rádio e TV. Conte conosco para levar sua mensagem adiante.