Piccollo traz uma nova forma de apresentar cultura e entretenimento; basta parar na calçada e assistir as atrações do dia

Teatro se integra ao perfil alegre da rua Avanhandava, localizada na região central, com três apresentações diárias, de quinta a sábado, às 19h30, 20h15 e 21h; e aos domingos, a partir das 14h30

Confira a programação de 08 a 25 de agosto

Um dos passeios atrativos na região central da capital paulista, a rua Avanhandava tem um constante ar de festa, marcada por gastronomia, música e arte. Revitalizada pelo empresário Walter Mancini, a pequena rua dotada de luminárias coloridas, paisagismo e fonte de água, concentra restaurantes como a tradicional trattoria Famiglia Mancini, música instrumental ao vivo, mesas na calçada,galeria e loja de artes, loja vintage e, mais recentemente, um teatro de rua.

Criado por Walter Mancini, o Piccolo Teatro já recebeu centenas de espetáculos de teatro, música, dança, circo, poesia e outras formas de expressão, desde a sua abertura em outubro de 2018.   Como diz o nome, é um pequeno teatro, com 3,5m de boca-de-cena e 4m de profundidade. Instalado na fachada da Calligraphia galeria e loja de arte (rua Avanhandava, 40), é o único da cidade com palco aberto para a rua e atrações gratuitas. Basta parar na calçada e assistir as atrações do dia.

De quinta a sábado, são três apresentações diárias, às 19h30, 20h15 e 21h, com duração média de 20 minutos, uma nova forma de apresentar cultura e entretenimento. Aos domingos, com início às 14h30, as atrações são voltadas às crianças.  “Pelo nosso palco já passaram e passam tanto diretores e atores que possuem histórico relevante de contribuição às artes como jovens talentos com novas propostas e em busca de visibilidade”, explica o gestor cultural do Piccolo Teatro, Tin Oliveira. “Queremos ampliar o número de parcerias com instituições, escolas de artes e empresas para fomentar a cultura em geral, o trabalho dos artistas e estimular este inusitado encontro entre arte e plateia”, diz Walter Mancini.

Paixão pelo centro e pelas artes

Descendente de imigrantes italianos, Walter Mancini sempre foi apaixonado pelo centro de São Paulo.  Em 1980, quando se instalou na rua Avanhandava com seu primeiro restaurante ( Famiglia Mancini, inspirado nas tradicionais cantinas italianas), jamais poderia imaginar que ali começava uma inovadora história de sucesso.

Sua proximidade com a classe artística é reconhecida desde o começo. Mancini foi o primeiro a estabelecer relações de parceria com atores e músicos em temporada na cidade ou com grupos em cartaz nos teatros do entorno. Além disso, é marcante na rua o vai e vem de excelentes músicos instrumentistas, que se revezam durante a noite nos restaurantes, todos vizinhos, são eles: Il Ristorante Walter Mancini; Pizzaria FamigliaMancini, Trattoria Famiglia Mancini, Madreperola e Migalhas. Ao lado destas casas estão também na mesma rua outras paixões de Mancini, a Calligraphia Galeria e Loja de Arte e o Gato Bravo Vintage Shop.

(Saiba mais: https://www.youtube.com/channel/UCIWquHO8y6oCAbpIuL2gC5Q)

Seguem espetáculos semanais, de quinta a domingo, até 25 agosto.

PROGRAMAÇÃO DE 08 a 11/08 (quinta a domingo)

Kerubyn Canta Clássicos da MPB (Música)

Data: 08/08 – Quinta-feira
Horário: 19h30

O intérprete e violonista Kerubyn apresenta repertório da MPB. Desde 1987, realiza shows em casas noturnas, teatros da capital paulista e interior. Em 2014 foi considerado “revelação” no programa Caldeirão do Huck, onde cantou junto com Michel Teló. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

O Amor é chegado (Poesia)

Data: 08/08 – Quinta-feira

Horário: 20h15

Artistas: Carlos Moura, com participação do músico Carlos Mahlungo

O poeta Carlos Moura declama poemas traz ao Piccolo uma coletânea de poemas próprios e de autores clássicos. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Carmem Miranda Show (Espetáculo Musical)

Data: 09/08 – Sexta-feira

Horário: 19h30

Artista: Lana Miranda

Lana Miranda canta e conta curiosidades da vida da pequena notável Carmen Miranda. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Uma noite na ópera (Música)

Data: 09/08 – Sexta-feira

Horário: 20h15

Artistas: Trio em SI

O trio formado por Sin Ae Lee (piano), Shirley Holtz (oboé) e a cantora Cintia Cunha apresenta trechos de óperas conhecidas de Vivaldi, entre outros autores. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Quando os versos se uniram para reclamar canção (Música)

Data: 10/08 – Sábado.

Horário: 19h30

Artistas: Elaine Frere e participação especial do músico Felipe Mancini

A compositora e atriz circense recebe o músico multinstrumentista para o show de música autoral. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Palco dos bonecos apresenta Ney Matogrosso (Teatro Musical)

Data: 10/08 – Sábado. 

Horário: 20h15

Artista: Luís Maurício

O artista Luís Maurício, conhecido por suas homenagens a cantores brasileiros como Cauby Peixoto, Gal Costa, Adoniran Barbosa, apresenta performances de Ney Matogrosso. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

O Subnormal: uma história de baixa visão (teatro)

Data: 10/08 – Sábado

Horário: 21h00

Artista: Cleber Tolini

Cleber Tolini traz uma síntese do espetáculo “O Subnormal”, no qual conta de forma bem-humorada suas experiências após uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro, que o deixou com 20% de visão ou “Visão Subnormal”. Direção de Djalma Lima. A peça foi apresentada recentemente em Nova Iorque no 10º Festival de Monólogos Don Ivan Garcia Guerra. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito

Para crianças – Ler e Brincar (contação de histórias)

Data: 11/08 – Domingo

Horário: 14h30

Artista: Trupe dos Avós

A Trupe dos Avós apresenta histórias contadas a partir da brincadeira de “quem conta um conto sempre aumenta um ponto” e ainda a receita para “fazer histórias”, na qual as crianças manuseiam letras, números e sinais de pontuação onde aparecerão as palavras que darão forma as histórias. Duração: 30 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Para crianças – Lendas Indianas: pequenas grandes histórias da terra milenar (contação de histórias)

Data: 11/08 – Domingo

Horário: 15h00

Artista: Andrea Prior, Ricardo Sequeira, Maurício Sterchele

A contação de histórias tem como fio condutora episódios do livro Lendas Indianas. De maneira leve e bem-humorada, a narrativa é conduzida utilizando-se recursos do teatro de animação, o gestual simbólico das mãos, a música e a dança indiana. Duração: 30 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

PROGRAMAÇÃO DE 15 a 18/08 (QUINTA A DOMINGO)

Théo com Sétima e Nalla (Música)

Data: 15/08 – Quinta-feira 

Horário: 19h30
Artistas: Théo com Sétima e Nalla

Projeto de música na rua encabeçado pelo saxofonista Danúbio Pantoja, a cantora Nalla e o baterista Fábio Xucuru, é uma junção sofisticada entre vários estilos, como reggae, jazz, blues. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

A Hora e a Vez de Matraguinha (Teatro)

Data: 15/08 – Quinta-feira

Horário: 20h15

Artistas: Grupo Tropeçaria

Em um espetáculo musicado e dinâmico, dois palhaços narram a história do conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana, de João Guimarães Rosa. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Dançando com Robert (Teatro)

Data: 15/08 – Quinta-feira

Horário: 21h

Artista: Cia Robert

A peça conta o emocionante encontro de um menino com o mundo da dança. Duração: 20 Minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Canções de Amor e Lendas Amazônicas (Música)

Data: 16/08 – Sexta-feira 

Horário: 19h30

Artista: Carolina Corrêa; participação: Sin Ae Lee

A soprano Carolina Corrêa apresenta uma seleção de músicas eruditas brasileiras de compositores como estão Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda e Cláudio Santoro. Participação especial da pianista Sin Ae Lee. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Amor em 3×4 (Música e Poemas)

Data: 16/08 – Sexta-feira

Horário: 20h15

Artistas: Raimundo José, com participação da pianista Lilu Aguiar

Raimundo José, cantor conhecido pela sua voz e sucessos dos anos 70, interpreta canções de Vinícius de Morais, Pixinguinha e Silvio Caldas, intercalados por sonetos de Shakespeare. Participação especial da pianista Lilu Aguiar. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

O Patife (Teatro)

Data: 16/08 – Sexta-feira

Horário: 21h

Artistas: Grupo Uéris.

Direção: Jair Assunção

Até que ponto o ciúme e a obsessão podem transformar uma fantasia em realidade? Cantuária, casado com Luzia, morre de ciúmes de um homem, o Chaves. Ao descobrir que sua esposa toma a mesma lotação que ele, sua obsessão e a criatividade vem à tona.  Chaves passa a ser ideia fixa de Cantuária, e também, de Luzia. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Assassinato no Bexiga: Quem matou arnesto? (Teatro)

Data: 17/08 – Sábado

Horário: 19h30

Artista: Ciabatta de Teatro. Texto e Direção: Marcos Lopes

No Bixiga, seis suspeitos são acusados de assassinar o velho Arnesto. Para esclarecer o caso, entram em cena o detetive Adoniran Lee e a testemunha do crime Arleide. Entre músicas de Rita Lee, Adoniran Barbosa e temas inéditos, o caso vai-se esclarecendo, em meio a muitas intrigas e mistérios.  Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Palhaçada da Família (Circo)

Data: 17/08 – Sábado

Horário: 19h30

Artista: Família Ver’Arte

Um experimento que parte da pesquisa da Família VerArte sobre o palhaço, os malabares, as acrobacias de solo, a investigação do cômico e o circo como linguagem cênica. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

As histórias que eu canto (Música)

Data: 17/08 – Sábado

Horário: 20h15
Artistas Sara Bentes

Na companhia apenas de um piano, a cantora, atriz e escritora, Sara Bentes, utiliza a música para contar e ressignificar as histórias que vive, bem como as estórias que inventa, num jogo instigante onde fatos e ficção dialogam e quase se confundem. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Palhaçada da Família (Circo)

Data: 17/08 – Sábado

Horário: 21h

Artista: Família Ver’Arte

Um experimento que parte da pesquisa da Família VerArte sobre o palhaço, os malabares, as acrobacias de solo, a investigação do cômico e o circo como linguagem cênica. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Para Crianças – Clássico Mina e Nina (Circo)

Data: 18/08 – Domingo

Horário: 14h30

Artistas: Mina e Nina

Mina e Nina procuram crianças e adultos para participarem de seu cortejo e serem envolvidas em muitas brincadeiras. Sua grande mala trará surpresas aos espectadores. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Para Crianças -Vamos Todos Cirandar (Musical Infantil)

Data: 18/08 – Domingo

Horário: 15h00

Artista: Luiz Carlos Bahia e Carla Masumoto

Neste espetáculo, no qual as crianças participam ativamente, os atores fazem um resgate das canções de roda infantis e de lendas do imaginário popular. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

PROGRAMAÇÃO DE 22 a 25 de agosto (quinta a domingo)

Acoustic Greek Music (Música)

Data: 22/08 – Quinta-feira
Horário: 19h30
Artistas: Yanis e Tino

Apresentação de músicas tradicionais e modernas de várias regiões da Grécia. Ritmos balo, kalamatiano, hassapiko, kritiko, tifitetelio, zeibekiko. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Cabaret Non Sense (Teatro)

Data: 22/08 – Quinta-feira

Horário: 20h15

Artistas: Edde Cardoso e Hilton Have

Comédia adaptada da peça “Ida ao Teatro” de Karl Valentin. Abertura do espetáculo com os atores Hilton Have, um dos mais premiados do Brasil, e Edde Cardoso com o texto “Porque os Teatros estão vazios”, também da autoria de Valentin. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Raul Seixas e as Coisas do Coração (Música)

Data: 22/08 – Quinta-feira

Horário: 21h

Artista: Ronaldo Gonçalves, com participações de Déo Patrício e Binho Ferreira

Coisas do coração, além de uma homenagem, é um show que emociona o público, já que Raul Seixas segue atual, com suas músicas românticas, divertidas e aquelas que levam a reflexões. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Música pra quem não é normal (Música)

Data: 23/08 – Sexta-feira

Horário: 19h30

Artista: Os Gardenal

Os Gardenal mostram seu pocket ‘semiacústico’ para o lançamento do EP “Música prá quem não é normal”. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

O Mentiroso (Teatro)

Data: 23/08 – Sexta-feira

Duração: 20 minutos

Horário: 20h15

Artista: Miguel Bretas.

Direção: Sebastião Apolônio

Neste monólogo, o ator Miguel Bretas apresenta a história de um homem que vive na compulsão e na terrível desordem da mentira. “Imaginar um mundo irreal e acreditar nele, onde a verdade e a mentira se igualam”, com direção de Sebastião Apolônio. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Dona Antonieta uma explosão de informação

Data: 23/08 – Sexta-feira

Horário: 21h

Artistas: Gilberto Lima. 

Direção: Maithê Alves

Gilberto Lima encarna a personalidade de Dona Antonieta, uma italiana fofoqueira, que interage com a plateia durante a apresentação. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Cochichos poéticos: na calçada das estrelas (Poemas)

Data: 24/08 – Sábado

Horários: 19h45, 20h30 e 21h30

Artistas: Carlos Moura e Cleusa Santos

Este espetáculo acontecerá entre os intervalos das apresentações do sábado, 24. Declamação de poemas curtos pelos poetas Carlos Moura e Cleusa Santos. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Tchella Transmutante (Música)

Data: 24/08 – Sábado

Horário: 19h30

Artista: Tchella

A atriz, cantora e compositora transita por diversas linguagens da arte e apresenta no Piccolo canções do seu novo trabalho “Tchella Transmutante”. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Dia Lugar

Data:  24/08 – Sábado

Horário: 20h15
Artistas: Coletivo Movimento

É uma performance de dança, circo e teatro, que mostra o diálogo entre as linguagens através de cenas cotidianas de um casal. Foi apresentado no festival “Movimente-se” em Lisboa, Portugal. Com os artistas com Erich Sant’ana e Luana Pedroso. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Para Crianças – Merenda dos Astros (teatro)

Data: 25/08 – Domingo

Horário: 14h30

Artistas: Cléber Tolini e Rony Cácio

Direção : Graziela Moreto

Os chefes gastrocômicos Rony Cácio e Cleber Tolini dão seu recado para os queridos “baby beffes”. Paródias, aula de nutrição com Drauzia Magrela e a História dos Três Potinhos completam o cardápio dessa festa para os pequenos. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Para crianças – Marionetes in Concert

Data: 25/08 – Domingo

Horário: 15h00

Artista: Virgílio Zago

Virgílio Zago traz ao palco do Piccolo Teatro um pocket show com suas belíssimas marionetes, que já viajaram o mundo, encantando crianças e adultos. Duração: 20 minutos. Classificação Livre. Gratuito.

Piccolo Teatro:

Rua Avanhandava, 40, São Paulo

De quinta a sábado, às 19h30, 20h15 e 21h; e aos domingos, a partir das 14h30

Mais informações à imprensa: CLARA Comunicação

Tel: (11) 3667-9136 / 3667-4065

clara@claracomunicacao.com.br

Previous post

Monte Verde continua frio entre agosto e setembro e garante economia de até 30% em serviços

Next post

Promoções animam o Dia dos Pais em Londrina

CLARA Comunicação

CLARA Comunicação