O biofilme está entre os maiores causadores de prejuízos em indústrias processadoras de alimentos. Devido à diversidade de matérias-primas com que as indústrias do segmento trabalham, o filme contaminante pode se formar em qualquer tipo de superfície, como aço-inoxidável, borracha, alumínio, entre outros materiais. É preciso agilidade para combater o problema e assim evitar riscos para a produção.

 “Quando ocorre a contaminação de alimentos e insumos por micro-organismos do biofilme, a produção costuma ser anulada e dezenas de lotes são descartados. Linhas inteiras podem permanecer interditadas até que o fabricante consiga eliminar a ameaça”, explica Bruno Ract, diretor de marketing Ultra Clean Brasil, que fornece tecnologias para a limpeza interna de tubulações industriais.

Alguns dos principais micro-organismos contaminantes e deteriorantes presentes no biofilme são: E. coli, Salmonella sp, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Bacillus cereus, Yersinia enterocolitica, Pseudomonas fragi, Micrococcus sp, Pseudomonas fluorescens e Enterococcus faecium

Para evitar a formação do biofilme e a proliferação dos micro-organismos, setores de controle de qualidade e segurança industrial precisam investir em sanitização periódica de todas as linhas que transportam produtos nas indústrias. De acordo com o profissional da Ultra Clean Brasil, a maioria das empresas já efetua esta limpeza. O problema é que os métodos adotados são, em grande parte, falhos.

“Os métodos convencionais de limpeza utilizam detergentes e sanitizantes”, explica Ract. “Mas, contaminantes como o biofilme microbiano, que ficam acoplados em superfícies com resíduos oriundos do alimento, impedem a penetração integral desses produtos para a limpeza.”

Segundo a Ultra Clean Brasil, nestes casos a química contida no sanitizante começa a reagir com resíduos de proteínas, gordura, carboidratos e minerais. Assim, resta pouca atividade do sanitizante para agir com eficiência sobre os micro-organismos envolvidos nas camadas do biofilme. Ou seja, estes procedimentos de higienização não são capazes de efetuar uma limpeza eficaz.

Mas, então, como eliminar o biofilme e impedir a formação de novos focos?

De acordo com a empresa, a resposta é a implementação de um sistema que garanta a remoção total do biofilme, não deixando resíduos para o recrescimento da colônia de micro-organismos. Esse resultado positivo é alcançado com a limpeza que utiliza o arraste mecânico.

Formado por disparador e projétil (composto especial de poliuretanos em forma cilíndrica), o sistema UC System/Patenteado promove esse tipo de limpeza mecânica e, além de combater o biofilme formado, atua também na prevenção do problema.

Impulsionado por ar comprimido, o projétil do sistema limpa mangueiras e tubulações a seco e em questão de segundos. O segredo para a remoção total do biofilme se dá pelo diâmetro do projétil ser 20% maior que o da tubulação, o que garante limpeza total da superfície. Outra vantagem é que o sistema tem capacidade para vencer obstáculos pelas tubulações, como curvas, cotovelos, juntas em T e Y e espirais.

Para mais informações, acesse: www.ultracleanbrasil.com.br

Ultra Clean Brasil

(11) 5052-3244

e-mail: ultraclean@ultracleanbrasil.com.br

Previous post

Projeto “Curtas de Animação” promove nova oficina em escola pública de Campinas

Next post

Mario Eguti é o novo Diretor Financeiro da CESCEBRASIL

Diálogo Assessoria de Imprensa

Diálogo Assessoria de Imprensa

A Diálogo Assessoria de Imprensa é uma agência de comunicação criada pelo jornalista Edson Barros, que possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação empresarial. Como profissional atuante também em jornais diários, revistas segmentadas e sites, o jornalista conta com amplo conhecimento dos bastidores da profissão, o que é fundamental para levar a divulgação sobre sua empresa para os canais corretos. Ao longo dos anos, a Diálogo vem ajudando empresas dos mais diversos segmentos a se tornarem mais conhecidas na mídia, valorizando suas marcas e produtos através de reportagens em jornais, revistas, sites, rádio e TV. Conte conosco para levar sua mensagem adiante.