No mês dedicado aos professores e às crianças, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias promove uma oficina especial de contação de histórias na CEPROCAMP (Centro de Educação Profissional de Campinas), no dia 26 de outubro (sábado), das 14h às 17h. O curso será ministrado pela Cie. Aqua, de São Paulo, e, além de servir como atividade de aprimoramento para os próprios voluntários Griots, é uma atividade aberta, voltada especialmente para professores, educadores e voluntários que queiram desenvolver e aprofundar suas habilidades na contação de histórias infantis.

 Contar histórias em hospitais e lares de idosos é o centro das atividades dos voluntários da Associação Griots – Os Contadores de Histórias, uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2003. Através desse trabalho, colabora para a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar de crianças e idosos, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento médico.

 O objetivo do curso é justamente utilizar a contação de histórias como um espaço para relações de memórias e afetos, estimular o desenvolvimento da criatividade e apresentar técnicas para potencializar a comunicação verbal e não-verbal no ambiente escolar. Para isso, a Cie. Aqua utilizará recursos das atividades teatrais, como técnicas de respiração, jogos, improvisação, mímica e uso de vestimentas, objetos e instrumentos musicais.

A Cie. Aqua foi fundada pelos atores Theófila Lima e Aqua, com o intuito de investigar a linguagem da mímica e do palhaço em suas infinitas possibilidades. O grupo busca desenvolver uma linguagem própria construída através da pesquisa na linguagem circense e também das máscaras da comédia dell’arte, além da diversidade de conhecimento dos atores vindos do teatro, do circo e da música, trabalhando com textos clássicos da literatura mundial e adaptando para todos os públicos. Mais informações sobre o grupo podem ser encontradas em sua página do facebook: www.facebook.com/AquaCie.

 Atualmente, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias conta com cerca de 150 voluntários, que realizam um trabalho contínuo em 11 hospitais e 3 casas de idosos, de 07 cidades: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré.  Neste mês, a Associação teve seu site repaginado, e passará a contar com espaços dedicados a notícias, galerias de fotos e orientações para quem quiser contribuir ou participar da associação. O projeto conta com o patrocínio da Unimed Campinas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o evento do dia 26 de outubro tem também o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campinas. O site para mais informações é www.griots.org.br.

SERVIÇO

Oficina de Contação de Histórias Associação Griots – Os Contadores de Histórias e Cie. Aqua

Data: 26 de outubro (sábado)

Horário: das 14h às 17h

Local: CEPROCAMP – Av. 20 de novembro, 145, Centro – Campinas/SP

Entrada gratuita

Estacionamento gratuito – entrada pela Rua Francisco Teodoro

Mais informações sobre o evento: https://www.facebook.com/events/1663452760457694/

Previous post

Loja SISSA inaugura unidade no Shopping Pátio Higienópolis

Next post

Radisson Hotel Aracaju convida para um verão completo no litoral de Sergipe

A2N Comunicação

A2N Comunicação

A2N Comunicação é uma agência de prestação de serviços de Assessoria de Imprensa, Comunicação Empresarial, entre outras atividades.