O vencedor do 20º Swedish Steel Prize é a Shape Corp. dos EUA. O prêmio é dado pelo uso do aço martensítico em um tubo conformado em 3D para aplicações em trilhos de tetos automotivos.

“Com grande habilidade, a Shape Corp. mostrou o caminho a seguir e foi capaz de utilizar com eficiência um material moderno e com o máximo nível de resistência. Isso demonstra uma oportunidade importante para desafiar outros materiais leves com uma solução de aço que permite os fluxos de material circulares”, afirma Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe de pesquisa e inovação da SSAB.

O processo de fabricação robusto e econômico da Shape Corp. para tubos em 3D possibilitou a utilização do aço martensítico conformado a frio Docol® 1700M, da SSAB, para obter uma solução leve e exclusiva para pilares em A e tubos para trilhos de teto, com um tamanho de perfil mínimo. Os componentes serão implementados em breve em vários veículos da Ford, inclusive o Ford Explorer 2020 e o Ford Escape 2020.

Graças à conformação em 3D, em vez da hidroformação, a Shape Corp. conseguiu criar perfis menores do que as soluções tradicionais, permitindo uma melhor visibilidade do motorista, mais espaço interior e um melhor acondicionamento dos airbags.

Os pilares em A conformados em 3D também têm uma melhor relação resistência-peso de mais de 50%, o que levou a uma redução geral de 2,8 a 4,5 kg da massa por veículo.

A tecnologia altamente inovadora da Shape Corp. e o uso do aço mostraram ser viáveis na indústria automotiva global e representam um grande salto na segurança e no design dos automóveis.

O Swedish Steel Prize, que comemora seu 20º aniversário esse ano, reconhece as boas inovações em engenharia, cooperação e aços que resultam em um mundo melhor e mais sustentável. O vencedor receberá um diploma, uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e ampla exposição na mídia. Juntamente com o Swedish Steel Prize de 2019, a SSAB fará uma doação de SEK 100.000 à UNICEF em apoio aos seus esforços para oferecer educação de qualidade e oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes em todo o mundo.

As outras finalistas do Swedish Steel Prize 2019 foram a Austin Engineering, da Austrália, a Kampag, do Brasil e a Roofit.solar, da Estônia.

Leia mais sobre o Swedish Steel Prize no site www.steelprize.com

Previous post

Ushuaia é destino para curtir verão na Patagônia

Next post

Decoração de Toy Story tem atividades gratuitas e espaços instagramáveis

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.