O trabalho temporário veio para ficar – e quem está atestando é o próprio mercado que abraçou de vez a modalidade. O maior volume está no setor industrial, cuja demanda de trabalho no final do ano passado justificou a contratação de temporários, porém, o ponto mais interessante desta história é que essas empresas não estão contratando trabalhadores como efetivos sem antes passar por este “período de prova”. Estas demandas específicas mobilizam um grande volume de trabalhadores para um projeto, mas como as empresas não sabem quando haverá outro projeto na sequência, estão evitando contratar de maneira definitiva.

Essa mudança de pensamento vem desde o final do ano passado. Havia uma expectativa com a mudança de Governo em 2019, quando estávamos em um momento de transição, porém, as mudanças vieram pra valer a partir de novembro passado:

“Foi neste momento que começou o aquecimento do mercado pelas vagas de trabalho temporário. Pelo que vivenciamos em janeiro e fevereiro de 2020, este ano será da recuperação do mercado e as pessoas precisam aproveitar as oportunidades” explica Karina Pelanda, coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA.

Dois tipos de trabalho temporários O trabalho temporário possui duas possibilidades bem claras:

  • Trabalho temporário Sazonal: acontece em períodos do ano com aumento de produção, como Páscoa, Natal e Dia das Mães, por exemplo;
  • Trabalho Temporário por Projetos: quando a indústria precisa de uma demanda maior de mão de obra para algum projeto como, por exemplo, a criação e lançamento de uma nova linha de computadores.

Para a coordenadora de recrutamento e seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano, quem estiver disposto a trabalhar como temporário, essas duas vertentes são excelentes portas abertas. Catalano lembra que as empresas realmente estavam um pouco mais apreensivas inicialmente pela mudança de Governo, mas agora entendem que o temporário permite experimentar esse novo modelo de trabalho:

“O Governo está mais aberto para ajudar com novos modelos de contratação que estão chegando ao Brasil e as leis trabalhistas estão mais favoráveis. Essa mudança facilitou a abertura para contratação desses profissionais”

Eliane reforça que tanto as demandas que são historicamente pontuais, quando os projetos extraordinários servem para que as empresas conheçam estas pessoas, com possibilidade de efetivação:

“Ao invés de contratar diretamente esses colaboradores, as empresas chamam como temporário para um projeto para não errar na contratação. Isso é percebido também na área logística e para vagas vagas operacionais, técnicas e administrativas” complementa Catalano.

ESTÁ BUSCANDO ALGUMA VAGA? CLIQUE AQUI PARA ENCONTRAR!

Siga a gente no Facebook e no Instagram agora mesmo para saber das novidades!

Previous post

Hospital Saha apresenta palestra para pais de bebês prematuros sobre Vírus Sincicial Respiratório, a maior causa de bronquiolite

Next post

Dolittle na Sessão CineMaterna do Pátio Higienópolis

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.