Nobu Chinen, autor do livro “O Negro nos Quadrinhos do Brasil” e o quadrinista e ilustrador Lauro Ferreira mediarão no dia 14/03 (sábado), a partir das 10h, na Casa Tombada, a roda de conversa “Por dentro da criação da HQ com Laudo Ferreira e Nobu Chinen”, em que farão uma introdução à linguagem das histórias em quadrinhos. O evento é realizado pela Editora Peirópolis e livre para todos que gostariam de saber mais sobre esse universo.

A introdução será pautada tanto na teoria quanto na prática e os dois profissionais falarão um pouco da experiência pessoal sobre fases, descobertas e fluxo criativo. Além disso, será tratado sobre como se dá a pesquisa e a busca por referências, o concept dos personagens, criação dos rostos, expressões e figurinos. Bem como o momento do roteiro, com tempo-ritmo da narrativa, movimento e montagem de rafes.

Sobre os mediadores

Laudo Ferreira começou a publicar seus primeiros quadrinhos no início dos anos 80. Ganhou o Troféu HQ Mix pelo álbum À meia-noite levarei sua alma (1997) e pela minissérie Depois da meia-noite (2008, em parceria com o arte-finalista Omar Viñole) e o Troféu Ângelo Agostini de melhor desenhista (2008 e 2009) e de melhor roteirista (2010). Histórias do Clube da Esquina, a série da personagem Tianinha e a trilogia de álbuns Yeshuah são alguns de seus trabalhos mais conhecidos. Além da produção autoral, Laudo atua também como ilustrador para o mercado publicitário, editorial e de eventos e mantém o seu estúdio Banda Desenhada em parceria com o colorista e arte-finalista Omar Viñole, responsável pela colorização e finalização do Auto da barca do inferno.

Nobuyoshi Chinen, mais conhecido como Nobu Chinen, é escritor, publicitário, editor, professor e pesquisador. Este estudo foi desenvolvido como sua tese de doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos, da Comissão Organizadora do Troféu HQ Mix, das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, e já publicou muitos artigos e capítulos sobre histórias em quadrinhos.

Serviço

Data: 14/03 (sábado)

Horário: 10h às 15h (com 1h de intervalo)

Local: A Casa Tombada – Rua Ministro Godói, 109- Perdizes – São Paulo – SP

Entrada Gratuita

Classificação livre

Previous post

Boletim de Oportunidades de Trabalho LEWARPRO - Talent Way

Next post

Tatuapé ganha primeira ZEISS Vision Center

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.