Organização, não trocar o dia pela noite e acompanhar as atividades escolares do filho são algumas dicas para manter pais e filhos focados durante a quarentena

Por conta da suspensão das aulas presenciais para frear a proliferação do coronavírus, escolas e alunos tiveram que se adaptar a uma nova realidade de educação virtual para não comprometer o ano letivo. E durante o isolamento social, os estudos não podem parar. Para que a rotina de estudantes não sofra tantas mudanças, Claudio Oliveira, orientador educacional do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português-alemão) localizada em Interlagos, São Paulo, dá dicas para que famílias e estudantes reorganizem seu dia a dia e façam do período um momento para exercitar a autonomia e a autodisciplina. De acordo com Claudio, a palavra chave no momento é tolerância, para adultos, adolescentes e crianças.

  1. Mantenha a rotina minimamente

A situação toda tem deixado adultos, adolescentes e crianças e idosos muito apreensivos e angustiados e isso pode aparecer na dificuldade para realização das atividades à distância. Para todos nós é importante manter a rotina – acordar, tomar café, higiene e etc. E aí, alunos se dedicarem às atividades escolares e os adultos, às suas atividades profissionais. O importante é manter outras possibilidades de rotina também, como por exemplo, quem toca um instrumento, deve manter o hábito. Fazer atividade física também vai ajudar na tarefa escolar.

  1. Fortaleça vínculo com a família

É também um momento em que pais têm mais contato com filhos: se por um lado, o isolamento pode aumentar a possibilidade de maiores conflitos, pode também ajudar no convívio e interação, pois é uma queixa dos pais também, quando dizem “não tenho muito tempo para ficar com meus filhos porque trabalho demais”. O home-office pode diminuir essa distância e algumas interações podem ser feitas.

  1. Adapte o formato de ensino

Alunos devem fazer uma adaptação rápida a um novo formato de ensino, assim como os adultos, que têm de fazer uma adaptação a uma outra forma de trabalho. É importante que pais mostrem essa analogia para crianças e adolescentes de que eles também estão em uma situação nova e que é preciso se adequar.

  1. Organize-se

A organização é muito importante para que as prioridades possam ser estabelecidas. É importante que as crianças possam aprender com tudo isso, pois é um desafio para todos. É preciso ter a calma, a serenidade e a seriedade que a situação exige para que se possa viver um dia de cada vez.

  1. Evite “troca de dia pela noite”

A EAD dá essa possibilidade, de o aluno fazer as atividades no momento que achar melhor. Trocar o dia pela noite pode prejudicar, pois distancia as pessoas e o estudante ficaria muito mais solitário. E nesse momento, há a necessidade da aproximação, de sentir a presença do outro e isso tende a acalmar. Durante o dia, os professores estão online, de plantão e a possibilidade de esclarecer uma dúvida e interação é muito maior.

  1. Acompanhe os deveres escolares do seu filho

Quando houver um tempo das atividades profissionais, acompanhe seu filho na lição de casa. Não faça as atividades por ele, mas observe como ele está se virando. Em algumas famílias, essa distância física foi diminuída, pois no mesmo espaço, os pais estarão trabalhando e o filho fará suas tarefas. Isso vai permitir uma maior proximidade entre eles. Deixe a criança trabalhar de maneira autônoma, mas perceba a forma como ele vai lidando com o que foi proposto pela escola.

  1. Estimule a autonomia do seu filho

Se por um lado, os pais podem acompanhar mais a educação do filho, por outro, podem ser mais demandados pelas crianças também. Portanto, é o momento de tentar mostrar ao filho que ele precisa ter autonomia. A organização para a educação a distância é muito necessária, é um ponto chave para o sucesso.

  1. Converse com seu filho

Em se tratando de crianças e adolescentes, a passagem do ensino regular para o EAD já seria um desafio. Nesse contexto, é uma transição com mais questões a serem pensadas. Por isso, é importante que as famílias ouçam os filhos nesse momento, para que fiquem mais tranquilos e para que possam partilhar o sentimento. Isso também contribui para ajudá-los no trabalho da educação à distância e na realização das tarefas.

Sobre o Colégio Humboldt 

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades alemãs, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos em gestão.

Previous post

Colégio Brasil Canadá cria sala de aula virtual para seus alunos

Next post

Consórcio Turístico do Litoral Norte (SP) reforça campanha das cidades e se prepara para pós-quarentena

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.