O projeto Criança Semente – Edição 2020, da Associação Solar Ita Wegman, iniciou suas atividades em 11 de fevereiro, três semanas antes do previsto, mas precisou suspender temporariamente o atendimento presencial em 19 de março de 2020 em consonância com as medidas preventivas impostas pelos órgãos governamentais por conta do novo coronavírus. Mesmo assim, a Associação Solar Ita Wegman segue seus esforços para trazer mais conforto para crianças,  jovens e adultos de Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba, neste projeto social exemplar.  

Na última semana de atendimento presencial, em meados de março, houve uma baixa significativa na presença das crianças por cautela de algumas famílias, receosas de expor seus filhos ao vírus. Para não expôr os envolvidos aos perigos do Coronavírus, tanto colaboradores, quanto voluntários e famílias atendidas, as ações passaram a ser itinerantes e a mais recente foi o Pão Solidário Junino.

“Usamos a abóbora da nossa horta para preparar um pão especial, além de doce de abóbora, bolo de fubá e de milho, e embalamos com motivos juninos para levar até a casa destas crianças. Cada família recebeu também livros e cestas básicas, doações feitas por apoiadores e pela comunidade. na casa dos adultos atendidos, nós também fizemos uma serenata no portão, como uma festa junina à distância. É um ato de cuidado e de amor” explica Daniel Havro, gestor e mobilizador de recursos da Associação Solar Ita Wegman.

São João Solidário
Uma das ideias desta ação é proporcionar para as crianças uma vivência da festa de São João e incentivar a escrita a partir de outro elemento muito típico das festas juninas: o correio elegante. Além preparar e levar comidas típicas de festa junina, os voluntários conversaram sobre o significado dessa festa e incentivou o envio de cartas para as crianças via correio, como uma espécie de correio elegante, incentivando a escrita e a troca de cartas entre o grupo formado por professores e alunos:

“A entrega de pães no período que envolve o dia 24 de junho foram substituídas por doces típicos, feitos artesanalmente no Solar Ita Wegman, quando conversamos com cada criança  sobre o significado da festa de São João, uma recordação de festas anteriores realizadas no Solar, bem como das músicas, quadrilhas e fogueira, até falarmos na surpresa de levarmos um pedacinho da festa deste ano a casa de cada família” explica Daniel.

Outra tradição típica da festa junina que a Ita Wegman adaptou é o Correio Elegante. Pensado como uma ação complementar ao clubinho da leitura, incentivando não só a leitura, mas também a escrita, inicialmente são os professores que estarão enviando cartas via correio para as crianças:

“ A ideia é incentivar as crianças enviarem cartas, mensagens ou desenhos para seus colegas e professores. Desta vez, são os professores que farão o papel de carteiros, recolhendo e entregando as mensagens com os livros e os pães, conforme visitarem cada casa. Queremos incentivar as relações de amizade entre o grupo, despertar o interesse das crianças por um ofício pouco vivenciado por elas, o do carteiro, tão importante neste momento que nossas comunicações não podem ser presenciais. Justamente um dos conteúdos previstos para o Criança Semente em 2020 era a vivência dos ofícios primordiais: costureira, carteiro (mensageiro), construtor, sapateiro, pescador, padeiro e carpinteiro” completa Daniel

Live Solidária: Banda Tiranossauros toca o melhor do rock Clássico internacional e brasileiro

E as ações não param. Dia 18 de julho vai ter uma live solidária, às 18:30, transmitida diretamente da Noicaron Adega e Bistrô com apoio da  Arcanjo VelasBibelô Incensos e PresentesKey2 Consultoria e Gestão de Negócios Ltda e Panda Kids Moda Infantil.  As contribuições que por ventura as pessoas fizerem antes ou durante a apresentação não serão para a banda, mas sim direcionadas para uma conta que irá direto para a Associação Solar Ita Wegman.

Quem quiser participar pode contribuir diretamente com a Associação Ita Wegman na conta do Banco do Brasil (agência 3511-4, conta corrente 21271-7, (CNPJ. 10.311.690.0001.53)

O link da live é https://www.facebook.com/tiranossauros.tiranossauros/posts/2692221414343022

Para ajudar a Associação Solar Ita Wegman
Pessoas físicas e jurídicas que queiram fazer parte desta transformação podem entrar em contato pelo e-mail contato@itawegman.org.br ou pelos telefones (41) 3109-7776  e (41) 99901-4636. A Associação Solar Ita Wegman fica na  Rua João Alex, 269, bairro Jardim O Bom Pastor, Campo Magro, Paraná.

Previous post

Top Imóveis seleciona os melhores pontos comerciais para NOVAMED

Next post

Summit Hotels se destaca com novos modelos de negócios

Kakoi Comunicação

Kakoi Comunicação

A Kakoi Comunicação é uma empresa nova que nasce com o objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado.

Na Kakoi a necessidade do cliente é uma necessidade nossa. Contamos com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.