Vice-diretor da instituição apresenta em painel, no dia 24/07, como a instituição está se programando na divisão de cargas horárias das atividades presenciais e online no modelo híbrido de ensino-aprendizagem

No próximo dia 24 de julho, às 14h10, Erik Hörner, Vice-Diretor do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos, em São Paulo, participa do Conecta Escolas Exponenciais Live, maior evento de inovação e crescimento escolar da América Latina. Em sua apresentação no painel “Plano de Ensino Híbrido Fundamental II e Médio, o Vice-Diretor do Humboldt vai tratar sobre a combinação de metodologias ativas, recursos digitais, ensino presencial e remoto para Fundamental II e Médio com foco em uma aprendizagem mais efetiva e significativa.


Erik Hörner vai falar sobre a adoção de estratégias híbridas e o contexto e proposta do Colégio Humboldt para o retorno gradativo das atividades escolares presenciais nos Ensinos Fundamental II e Médio. “Muito tem se falado no ensino híbrido como um caminho possível para enfrentarmos os desafios do momento”, diz o Vice-Diretor da instituição, ressaltando que hibridismo não é novidade. “O ensino híbrido é tido como uma abordagem importante há pelo menos uma década. E as escolas brasileiras têm muitas dificuldades em repensar suas práticas, pois, como uma abordagem diferenciada, exige um esforço maior da estrutura escolar, da formação docente e assim por diante”.


O Colégio trabalha com a Suite do Google For Education desde 2018 com professores e alunos conectados via Google Classroom e capacitação contínua de docentes combinada com a disponibilidade de recursos. O projeto tomou corpo e proporção com a ampliação de uso e domínio discente das ferramentas e a partir do início do ano letivo de 2020, as turmas de 8º do Ensino Fundamental II a 1ª série do Ensino Médio utilizam um Chromebook por aluno. No momento pandêmico, deram continuidade à educação online. “No caso do Humboldt, com toda essa caminhada que já tínhamos construído anteriormente com as novas tecnologias, facilitou alguns aspectos: nos deu suporte para que o ensino remoto se constituísse dentro de um modelo específico”, avalia.


Neste ano atípico de pandemia, o Conecta Escolas Exponenciais será 100% online e acontece nos dias 22, 23 e 24 de julho, das 14h às 21h30, através de painéis com representantes de escolas contando um pouco sobre a experiência do ensino remoto e planos de retomada, que vão desde abordar medidas e protocolos de saúde, plano de Ensino Híbrido Fundamental II e Médio e Desafio e Oportunidades do Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio, além também de trazer discussões mais pertinentes para o momento e que visam preparar os colégios para um possível retorno das aulas presenciais. Para mais informações sobre inscrições acesse: https://escolasexponenciais.com.br/evento/.


Sobre o Colégio Humboldt
Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão – Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática.


Previous post

Por que estamos trabalhando mais (e sem necessidade) no home office?

Next post

Startup Kzas cria programa de recompensas que promete revolucionar o mercado imobiliário

Communica Brasil

Communica Brasil

Fundada com o objetivo de oferecer ao mercado uma empresa criativa, eficiente e inovadora de comunicação integrada e de relações públicas, atende a clientes das mais diversificadas áreas de atuação por meio de projetos concebidos sob medida e executados com determinação a fim de conquistar resultados diretos para o negócio do cliente. Para algumas empresas, somos uma extensão do departamento de marketing e, para outras, executamos projetos pontuais. Não importa o serviço necessário, contamos com uma equipe competente, de variados segmentos da comunicação, para oferecemos soluções completas e com um alto nível de desempenho em nosso campo de atuação, sempre comprometidos com a qualidade, eficiência e resultados.