Majoritariamente católico, o Brasil é um dos lugares que mais abriga templos e santuários que anualmente atraem milhares de devotos. O Santuário Nacional de Aparecida, um dos mais visitados do país, já reabriu as portas para fiéis e visitantes.

Situada a cerca de 160 quilômetros de São Paulo, Aparecida detém diversos atrativos turísticos religiosos. O centro histórico é o coração da cidade e é ali que está a Basílica Velha, primeiro templo do país a ser reconhecido pelo Vaticano. Inaugurada em 1745, a igreja foi casa da imagem de Nossa Senhora Aparecida até o ano de 1982, quando foi transferida para o Santuário. Seu surpreendente estilo barroco está preservado e recebe visitantes diariamente. Atualmente, a participação dos fiéis está limitada a 40 pessoas por celebração.

A Passarela da Fé é um dos símbolos da cidade. Inaugurada no ano de 1971, a ponte liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional e é o principal trajeto dos romeiros que visitam a cidade. Com quase 400 metros de extensão, seu formato em S homenageia a Santa Padroeira e milhares de devotos, anualmente, atravessam a ponte de joelhos para agradecer pelas intercessões de Nossa Senhora.

A Cidade do Romeiro foi construída especialmente para os peregrinos. O local conta com uma área de 177 mil m², onde há a Capela Nossa Senhora da Esperança, restaurantes, área de convívio e um espaço verde com lago. Além disso, é ali que se inicia o Caminho do Rosário, trajeto de oração e lazer que simula os Quatro Mistérios do Rosário. Ao longo do percurso é possível encontrar mais de 120 esculturas em 20 cenários diferentes, como um museu à céu aberto. O final da rota é o Porto Itaguaçu, onde a imagem da Santa foi encontrada. Os devotos podem fazer pedalinho ou andar de balsa pelo Rio Paraíba do Sul. Ainda há a possibilidade de fazer o percurso com o Trem do Devoto, que percorre o trajeto de 1,4 quilômetros em cerca de 15 minutos.

Inaugurado em 2006, o Morro do Presépio possui 70 esculturas que representam o nascimento de Jesus, o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul e atrações como gruta, cascatas, lago e mirante. O Presépio possui 7.345 metros de comprimento e todas as peças foram construídas em tamanho natural.

O Museu Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em setembro de 1956 e tem um rico acervo sobre a história da devoção a Padroeira do Brasil. O espaço conta com exposições temporárias e permanentes, como a “Rainha do céu, Mãe dos homens”; “Aparecida do Brasil” e “Vitrine com artes de Vitor Brecheret”.

O Campanário faz parte das obras do Jubileu de 300 anos da descoberta da Imagem Santa, bem como o Monumento dos 300 anos. São 13 sinos que representam os 12 apóstolos, sendo o maior deles uma homenagem a Virgem de Aparecida e São José.

Uma das atrações mais recentes do Santuário é o Circuito de Visitação à Cúpula. O espaço conta com 52 painéis coloridos e ilustrativos, além de cerca de 100 objetos em exposição. A obra está localizada sobre o Altar Central, a mais de 50 metros do chão.

O maior destaque, no entanto, fica por conta do Santuário Nacional. Sua construção começou em 1946 quando a pedra fundamental foi lançada. A inauguração só aconteceu em 1982, com a trasladação da Imagem Milagrosa da Basílica Velha para a Basílica Nova. A Torre da Basílica pode ser vista desde a Rodovia Dutra e possui 107 metros de alturas. A Cúpula Central tem 70 metros e está instalada em quase 72 mil m² de área construída. Dentro, há quatro capelas internas – Santíssimo, Batismo, Ressurreição e Velas. A parte mais visitada e importante é o Nicho, onde se encontra a imagem original do século XVII, que está em exposição diária para os devotos.

E para aqueles que desejam ver a terra da Santa Padroeira das alturas, os Bondinhos Aéreos são a melhor opção. Eles ligam o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro e percorrem uma distância de 1,100 km de extensão, a uma altura de até 120 metros. Lá de cima os devotos tem uma vista privilegiada do Santuário e da cidade de Aparecida.

Mais Informações sobre o Santuário Nacional: www.a12.com/santuario

Onde ficar

Summit Hotel Porto Real

Localizado na Avenida Itaguaçu, o Summit Hotel Porto Real está a menos de meia hora do Santuário Nacional de Aparecida e a 100 metros do Porto dos Milagres, onde foi encontrada a Imagem Padroeira. O empreendimento conta com 56 apartamentos, todos com sacadas, ar-condicionado, camas box, TV LCD, cofre, mesa com cadeira, banheiros com ducha, frigobar, secador de cabelo e ducha higiênica. Os quartos também dispõem de varanda com vista privilegiada da cidade. O Porto Real ainda oferece jardim, recepção 24 horas, salão de jogos, lounge com TV, estacionamento privativo gratuito e restaurante.

Mais informações em: www.summithotels.com.br/summit-hotel-porto-real

Summit San Diego Express

Situado a apenas 450 metros do Santuário de Aparecida, o Summit San Diego Express apresenta belos interiores e comodidades práticas. A propriedade oferece WiFi e estacionamento, ambos gratuitos, além de um restaurante e uma loja de conveniência aberta 24 horas.

Os quartos apresentam decoração com obras de arte local e um toque de cor nas paredes, bem como na roupa de cama. As acomodações possuem TV a cabo, ar-condicionado, telefone e frigobar. Mais informações em: www.summithotels.com.br/san-diego-express-aparecida

Imagem Destaque por Ken Chu – expressão studio

Previous post

Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo oferecem atividades virtuais na 14ª Primavera dos Museus

Next post

Century Paulista anuncia reabertura de seu Centro de Convenções

Assimptur Assessoria de Imprensa

Assimptur Assessoria de Imprensa

A notícia pode ser uma das alternativas mais interessantes para promover a imagem, os produtos e os negócios de sua empresa. A Assimptur Assessoria de Imprensa sabe como fazer isso. Com uma vasta experiência no mercado, a Assimptur oferece serviços que vão transformar o dia-a-dia de sua empresa em notícia nos mais variados meios de comunicação do Brasil e da América Latina.